QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Mediunidade é a faculdade humana, natural qual se estabelecem as relações entre homens e espíritos.” Centenário de J. Herculano Pires

Artigos

Ações para 2014

Enviado em 17 de janeiro de 2014 | No programa: Ação Planeta | Escrito por Ana Cláudia Faccin | Publicado por Rádio Boa Nova

planetaO ano está no comecinho e quase sempre é a mesma coisa: fazemos mil planos para serem executados ao longo dos tão esperados 12 meses. A minha dica é que você não espere muito para começar, pois geralmente a expectativa de um ano diferente e totalmente novo vai embora com a rotina dos dias. Isso é muito comum. Por isso que, em minha opinião, os dois primeiros meses do ano são importantíssimos para a implantação de coisas novas em nossas vidas.

No programa Ação Planeta do dia 17 de janeiro, falei um pouco sobre isso. Se você tem interesse em ser uma pessoa diferenciada com relação às mesmices da rotina, pode começar com a coleta seletiva em seu condomínio, casa, bairro. Já deixo algo em alerta: é capaz que você encontre resistência por parte da administradora, do síndico ou dos moradores, pois não são todas as pessoas que gostam de sair da zona de conforto. Sendo assim, procure o máximo de aliados para que você possa executar este teu objetivo.

Como Fazer?

O primeiro passo é fazer contato com a prefeitura para descobrir de existe coleta seletiva na sua rua e qual é a concessionária ou cooperativa responsável pelo serviço. O telefone da prefeitura de São Paulo é 156.

Depois que você descobriu a empresa responsável pela coleta seletiva na sua rua, você entra em contato com ela e solicita a instalação de um contêiner ou do Posto de Entrega Voluntária no seu edifício.

Vale lembrar que se sua rua já for atendida por uma concessionária, eles fornecem esses contêineres para abrigar o lixo acumulado no edifício entre uma coleta e outra, na maior parte de São Paulo, o serviço é realizado uma vez por semana. Na cidade de São Paulo, as empresas que prestam esse serviço na cidade de São Paulo são a EcoUrbis e Loga.

O que eu acho bem legal é o trabalho de Educação Ambiental com moradores, principalmente as crianças. Elas se tornam nossas aliadas quando o objetivo é cobrar atitudes, acredite se quiser! Portanto, você pode solicitar uma palestra à uma cooperativa para apresentar o programa aos moradores e o empréstimo de um recipiente para acondicionar o lixo. As cooperativas também trabalham com equipamentos e caminhões cedidos pelo poder público.

Outra opção é o Departamento de Limpeza Urbana, a Limpurb, que também realiza palestras informativas sobre o programa nos condomínios, com direito a teatrinho para incluir as ycrianças.Para entrar em contato com a Limpurb basta ligar para (11) 3328-2822.

Depois de recolhidos os resíduos são encaminhados para uma central de triagem, onde são separados de acordo com o material. Eles são prensados e vendidos para empresas de reciclagem. Por isso não é necessário separar em casa ou no edifício os resíduos em vidro, plástico, papel e metal, por exemplo.

Bom depois dessas atitudes, o mais importante é você fazer a sua parte!

Mantenha duas lixeiras em casa: uma para o lixo orgânico e outra para o reciclável, lembrando que o lixo reciclável são objetos de metal, vidro, papel e plástico. 

Sites interessantes sobre o meio-ambiente

Neste programa eu também falei sobre como você pode ser um ativista nas redes sociais. Procurar informações legais e repassar para os amigos pode ser uma boa pedida. Só peço para tomar cuidado e fica só no sofá. Saia também para as ruas e instituições. Vamos lá:  

Arte Reciclada

Você tem vontade de fazer artesanato com sucatas? Neste site tem tudo: como fazer árvore de natal com folhas de revistas, luminária de latinha, cortina de garrafa PET, entre muitas outras coisas. Vale ressaltar que este site reúne projetos de vários artesãos. http://www.artereciclada.com.br/: acesse e mãos na massa, quer dizer… mãos na sucata! 

Akatu

Quer aprender como organizar a coleta seletiva em sua casa? Este site mostra como é fácil preservar o meio-ambiente. Traz dicas para evitar o desperdício de água, de energia e também dá muitas orientações. 

Recicloteca

Você sabe quem são as pessoas e empresas que recebem os recicláveis? Neste site, você vai descobrir quais as empresas da sua região que reaproveitam os materiais. 

Planeta Sustentável

Quer manter-se atualizado sobre o meio ambiente? Este site reúne uma coletânia de várias matérias verdes publicadas por várias revistas brasileiras. Traz textos reflexivos e orientações práticas para o nosso dia-a-dia. 

Ecoblogs

Está decorando a sua casa ou quer redecorá-la? Então conheça móveis feitos com garrafas PET. Este site reúne vários blogs que trazem ideias diferentes de artesanato com materiais recicláveis. Dá pra fazer cadeiras e sofás com garrafa PET ou luminárias reaproveitando materiais domésticos.

 

Espero que você tenha gostado das dicas.

Agora é partir para a Ação!

 

Foto ilustrativa: transponteslocacoes.com.br

Deixe seu comentário: