QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Antes de tudo precisamos entender que nada sabemos. Então, estaremos conscientes de nossa ignorância e capazes de aprender.” Centenário de J. Herculano Pires

Atualidades

Como se livrar das crenças limitantes?

Enviado em 9 de outubro de 2017 | Publicado por Rádio Boa Nova

Todos nós queremos nos livrar das crenças que nos limitam a atingir os nossos objetivos. Para isso, temos em mente que esses medos podem ser tratados com boas práticas em longo prazo.

Novas habilidades interpessoais são necessárias para acabarmos com os hábitos ruins. Hoje discutiremos algumas atividades que podem eliminar esses comportamentos.

Segundo o coach espiritualista William Sanches, essas crenças limitantes começam na infância. Muitas delas são incluídas pelos nossos próprios pais, que o fazem não para infligir o mal, mas porque aprenderam desta forma.

Somente com uma reforma íntima isso será possível. Sanches conta, em sua rede social, a história de um elefante que não acreditava si mesmo.

Ele ficava na porta do circo, preso numa corrente porque ele acreditou, desde pequeno, que não poderia arrancá-la. Se o bicho quisesse – com suas quatro toneladas – ele destruiria as correntes e todo o circo. Mas suas crenças limitantes eram tão fortes que ele se esqueceu até de tentar.

A narrativa expressa que, desde o nascimento, ele se prendeu de modo a olhar somente para uma parte de si mesmo. Muitas pessoas podem estar vivendo assim. “Elas vivem sem se lembrarem de seus sonhos e do quanto são capazes”, disse Sanches. Outro exemplo de crença limitante é citado pelo filósofo grego Platão (428 a.C.-347 a.C.).

Vamos imaginar uma caverna onde as pessoas estão acorrentadas de tal maneira que é possível olhar somente uma fogueira localizada no fundo dela. Por sua vez, esse local ilumina estátuas de homens e outros seres. O moradores vivem a contemplar essas imagens sem se darem conta que elas não representam humanos e sim, sombras. Quando um deles sai da caverna, ele percebe o quanto estava enganado sobre o mundo real.

Ao entender como as crenças limitantes se enraízam no ser, você pode se perguntar: o que me limita?

Agora que sei o que me limita, o que fazer?

É preciso de um treinamento de coaching. Ele promoverá o autoconhecimento, que lhe auxiliará a descobrir seus potenciais para atingir objetivos em diversas áreas da vida. Sanches aponta três técnicas do coaching para iniciar o processo:

  1. Se amar de verdade

  2. Querer e permitir um novo hábito

  3. Acreditar que é possível

Fontes: Brasil Escola e William Sanches.

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Parte 1

 

Parte 2

 

 

 

Leticia Lopes, 26, é jornalista guarulhense formada pela Faculdade Anhanguera e colaboradora da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior. Já assinou matérias em jornais locais e atuou como assessora de comunicação. Nas horas vagas, gosta de ler romances e revistas de jornalismo literário. É apaixonada pelo mundo espiritual e por recursos que estimulam o autoconhecimento.

Deixe seu comentário: