QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Um dos aspectos notáveis da evolução espiritual humana é que todos os doentes da alma se tornam médicos por sua vez.” Bezerra de Menezes

Atualidades

O orgulho não leva a lugar nenhum

Enviado em 13 de setembro de 2017 | Publicado por Rádio Boa Nova

Ao se deparar com situações difíceis, muitas vezes, o orgulho é um sentimento que se revela como uma catarse diante dos problemas. Neste momento, aposto que alguma alma conciliadora te diz: “deixa de ser orgulhosa” e “ficar deste jeito não te leva a nada”.

Essas frases surgem quando tomamos uma decisão com base apenas em si mesmo, ou acreditando ser superior aos outros. O orgulho se alimenta de ilusões sobre a vida e pode atrapalhar muito se não for dominado.

Uma autoafirmação rígida pode se transformar em uma opinião inflacionada do eu e da arrogância. Este ar de superioridade causa uma atitude desrespeitosa em relação aos outros.

O romancista britânico, erudito literário e poeta C.S. Lewis (1898-1963) escreveu: “O orgulho é competidor por natureza; por isso ele não pára nunca. Se eu for orgulhoso, enquanto existir no mundo alguém mais poderoso, ou mais rico, ou mais inteligente do que eu, esse será meu rival e inimigo”.

Nós, espíritas, sabemos que esse sentimento pode ser um grande inimigo para a evolução espiritual. O “Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec, alerta: quando o orgulho atinge o seu extremo, é indício de uma próxima queda, pois Deus pune sempre os soberbos.

Para mudar esse comportamento, é necessário desenvolver uma visão mais assertiva para com os outros por meio do evangelho no lar. “Tomai a lei do Cristo por regra invariável de vossa conduta”, diz Kardec. O evangelho continua dizendo que devemos ouvir a voz dos espíritos para evoluirmos nesta encarnação.

A lição dada pelos espíritos de luz é a seguinte: “Sede generosos e caridosos, sem ostentação. Quer dizer: fazei o bem com humildade. Que cada um vá demolindo aos poucos os altares elevados ao orgulho”. Quando sentir que o orgulho está tomando conta do seu coração, pense que você não precisa provar nada a ninguém – nem para si mesmo. Portanto, ao tomar consciência disso, você agirá sem a soberba de sempre estar correto.

Fonte: Evangelho Espirita.

 

Leticia Lopes, 26, é jornalista guarulhense formada pela Faculdade Anhanguera e colaboradora da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior. Já assinou matérias em jornais locais e atuou como assessora de comunicação. Nas horas vagas, gosta de ler romances e revistas de jornalismo literário. Não dispensa uma boa pizza e a companhia dos amigos. É apaixonada pelo mundo espiritual e por recursos que estimulam o autoconhecimento.

Deixe seu comentário: