QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“A caridade dos Céus é fonte que não se esgota.” Auta de Souza

Atualidades

O que é o ectoplasma?

Enviado em 11 de agosto de 2017 | Publicado por Elen Alarça

Este artigo tem o objetivo de dar uma breve introdução sobre o ectoplasma com estudiosos do tema. 

“O ectoplasma está situado entre a matéria densa e a matéria perispirítica, assim como um produto de emanações da alma pelo filtro do corpo, e é o recurso peculiar não somente ao homem, mas a todas as formas da natureza”, diz o espírito André Luiz, no livro “Nos Domínios da Mediunidade”, psicografado pelo médium, Chico Xavier.

Para conhecermos melhor a localização do ectoplasma, devemos saber o que significam a matéria densa e a matéria perispirítica, segundo o “Livro dos Espíritos”.

matéria densa se refere ao corpo ou ser material análogo aos dos animais e animado pelo mesmo princípio vital – elemento essencial para a vida para a constituição de um corpo orgânico. No entanto, o ectoplasma se manifesta mais frequentemente em humanos, que possuem a natureza dos espíritos. “[O ectoplasma se manifesta] em certas organizações fisiológicas especiais da raça humana, comparece em maiores proporções e em relativa madureza para a manifestação necessária aos efeitos físicos”, diz espírito André Luiz.

Já a matéria perispirítica, é o envoltório semi-material que une o corpo e o espírito. Por exemplo, quando desencarnamos, o envoltório mais grosseiro é destruído, mas a alma conserva o segundo, um corpo fluido, invisível para nós, encarnados. Porém, quando a morte acontece, o perispírito pode se tornar visível, como nos fenômenos das aparições.

O espírita e participante do grupo Conhecimento Além da Dimensão Física (CADF), Ednelson Oliveira Pinto, disse, em seus vídeos sobre o tema, que os encarnados poderão sentir o ectoplasma se manifestar, principalmente, em ambientes à meia luz, como os centros espíritas. Ele afirmou que esses espaços são propícios ao fenômeno pelo fato das pessoas estarem em sintonia com os espíritos nobres, que se manifestam mais facilmente através da luz baixa. Oliveira ressaltou que muitos estudiosos já provaram que a luz forte destrói o ectoplasma.

Agora nos resta saber, como identificar o ectoplasma se ele é invisível e aparece em determinadas circunstâncias especiais?

Espírito André Luiz nos dá a resposta: “[ectoplasma é] infinitamente plástico, dá forma parcial ou total às entidades que se fazem visíveis aos olhos dos companheiros terrestres ou diante da objetiva fotográfica, dá consistência aos fios, bastonetes e outros tipos de formações, visíveis ou invisíveis nos fenômenos de levitação, e substancializa as imagens criadas pela imaginação do médium ou dos companheiros que o assistem mentalmente afinados com ele.”

André nos diz ainda que os médiuns e as almas podem ter domínio sobre a substância disforme e que ela pode ser “modelada” de acordo com a habilidade de domínio do elemento. “[O componente pode ser manipulado] ao pensamento e à vontade do médium que o exterioriza ou dos espíritos desencarnados ou não que sintonizam com a mente mediúnica, senhoreando-lhe o modo de ser.”

Para se aprofundar sobre o tema, assista:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

 

Leticia Lopes, 26, é jornalista guarulhense formada pela Faculdade Anhanguera e colaboradora da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior. Já assinou matérias em jornais locais e atuou como assessora de comunicação. Nas horas vagas, gosta de ler romances e revistas de jornalismo literário. Não dispensa uma boa pizza e a companhia de amigos. É apaixonada pelo mundo espiritual e por recursos que estimulam o autoconhecimento.

 

 

Deixe seu comentário: