QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Mediunidade é a faculdade humana, natural qual se estabelecem as relações entre homens e espíritos.” Centenário de J. Herculano Pires

Artigos

Coaching Sistêmico & PNL

Enviado em 25 de agosto de 2016 | No programa: Allegrum Vivi | Escrito por Joely Pucci | Publicado por Juliana Chagas

Coaching

Coaching é uma gíria que surgiu nas universidades norte-americanas para definir um “tutor particular”. O coaching preparava osMão de pessoa escrevendo alunos para exames de determinada matéria.

Com o tempo passou a ser usada também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas ou atores. A palavra coaching vem da palavra inglesa “coach” e significa treinador. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado.

O termo coaching apareceu pela primeira vez na era medieval, com a figura do cocheiro, o homem que conduzia a carruagem (coche) para algum lado. Os cocheiros também eram especialistas em treinar os cavalos, para que estes puxassem os coches.

O trabalho de coaching inicia-se criando uma meta desejada pelo cliente, e essa meta pode abranger as mais diversas áreas e normalmente não existe um tempo determinado para esse objetivo ser atingido e tem o objetivo de ajudar profissionais de qualquer área a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para sua empresa ou para o próprio desenvolvimento do seu trabalho.

O coaching pessoal (também conhecido como coaching de vida) é um dos ramos do coaching e é uma técnica de desenvolvimento humano, que pretende alcançar a transformação pessoal. Das várias áreas de coaching existentes, o coaching pessoal pretende equipar as pessoas para que elas se sintam realizadas, tenham equilíbrio nas suas vidas e alcancem as suas metas. A técnica de coaching pessoal trabalha os padrões emocionais e comportamentais que impossibilitam o cliente de alcançar os seus objetivos.

É por isso muito importante que a pessoa estabeleça as metas que pretende atingir. O coach ajudará o cliente não só a definir essas metas, mas também a alcançá-las ao longo do tempo. Existem vários ramos do coaching pessoal, sendo que alguns deles são: coaching de relacionamento, coaching para emagrecimento, coaching financeiro, coaching esportivo, etc.

PNL

Mais do que simplesmente uma ciência, a PNL costuma ser definida como uma forma de agir e pensar ou mesmo como uma arte. O seu objetivo é ensinar as pessoas como trabalhar seus modelos mentais e conseqüentemente sua forma de agir, com o intuito de conseguir melhores resultados de si e dos outros.

O princípio básico da PNL está na forma como encaramos o mundo, na idéia de que o que consideramos realidade é na verdade apenas um modo de observar, e no conceito básico de que todo comportamento possui uma estrutura subjetiva que pode ser estudada, modelada e transformada para que possamos atingir resultados esperados.

Os pressupostos da PNL são:

  • O mapa não é o território que ele descreve, a forma como vemos o mundo, nosso mapa mental do mundo, não é o mundo e cada pessoa possui seu próprio mapa de acordo com suas experiências que fizeram com que ela obtivesse aquela percepção de mundo. Por isso, nenhuma percepção é errada, porém algumas são um pouco mais detalhadas;

 

  • As experiências possuem uma estrutura, se você puder identificar e mudar a estrutura ou padrões de suas experiências poderá modificar suas experiências também; se uma pessoa é capaz de fazer algo, então todos também são capazes de fazê-lo, basta identificar e modelar os padrões de suas experiências;

 

  • Corpo, mente e espírito são partes de um sistema em equilíbrio, qualquer mudança em um sempre afetará o outro; as pessoas já possuem todos os recursos de que necessitam, basta desenvolver as habilidades;

 

  • É impossível não se comunicar, seja por expressões verbais ou não sempre estamos nos comunicando; o significado da sua comunicação é a reação que você obtém, a eficiência de sua comunicação depende mais de como ela será recebida através do mapa mental do ouvinte e interpretada do que daquilo que você diz;

 

  • Todo comportamento tem uma intenção positiva, mesmo ações nocivas tem uma intenção que em determinado contexto é positiva;

 

  • As pessoas sempre escolhem o que é melhor para elas; se o que você está fazendo não está funcionando, então faça diferente.

 

Foto ilustrativa: pexels.com

Deixe seu comentário: