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Como adormecer com tranquilidade

Enviado em 24 de março de 2016 | No programa: Entre Amigos | Escrito por Equipe Entre Amigos | Publicado por Juliana Chagas

Mulher dormindo

Dormir é o momento de relaxamento e descanso. Porém, o Instituto de pesquisa e Orientação da Mente revelou, em 2015, que 88% dos jovens brasileiros estão dormindo mal e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a insônia é um problema que afeta 40% dos brasileiros. Um dos problemas que leva a má qualidade do sono são hábitos inadequados e falta de disciplina na hora de dormir, ou seja, ver televisão, jogar videogame ou até mesmo dar uma espiada nas redes sociais no celular antes de adormecer.

Ter uma noite tranquila e revigorante exige foco no que diz respeito a uma rotina saudável no período em que antecede o sono e o Doutor Eduardo Landini Lutaif Dolci, otorrinolaringologista e Professor Instrutor de Ensino do Departamento de Otorrinolaringologia da Santa Casa de São Paulo nos dá dicas de como pegar no sono facilmente e ter uma noite revigorante:

  • Respiração profunda – Faça o exercício conhecido como respiração 4-7-8. É fácil: sente-se na cama com as costas retas e pressione a ponta da sua língua no céu da boca logo atrás dos dentes da frente. Mantenha essa posição, feche a boca e inale pelo nariz contando até quatro, prenda a respiração contando até sete e depois expire pela boca ao redor de sua língua contando até oito. Repita essa sequência até completar quatro respirações completas
  • Alongamento – Contraia e relaxe todos os principais músculos de seu corpo. Inicie o exercício tencionando os dedões do pé durante alguns segundos e os solte lentamente. Depois, tencione os músculos no arco de seu pé. Passe para as pernas, braços e finalmente o pescoço. Essa técnica ajuda a remover a tensão no corpo e deixá-lo mais confortável
  • Mantenha a mente ocupada com um exercício mental– Segundo especialista contar regressivamente de 100 a 0 mas só com os múltiplos de 3 (99, 96, 93, 90…) induz ao sono mais rapidamente.
  • Esqueça seus problemas– Cama é lugar de dormir e não de ficar pensando. Por isso, se as preocupações começarem a perturbar sua noite, escreva todas em um papel antes de deitar. Esse exercício ajuda a aliviar a mente e reduzir a ansiedade.

 

Agora é só seguir as dicas e ter uma boa noite!

 

Foto ilustrativa: freeimages.com

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