QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Antes de tudo precisamos entender que nada sabemos. Então, estaremos conscientes de nossa ignorância e capazes de aprender.” Centenário de J. Herculano Pires

Artigos

Criatividade no Auxílio aos Animais

Enviado em 23 de abril de 2015 | No programa: | Escrito por | Publicado por Rádio Boa Nova

Cachorro com roupaMuitos de nós gostaríamos de ajudar cães, gatos e outros animais que são explorados ou vivem abandonados perambulando pela rua, mas muitas vezes isso se torna muito difícil por varias condições que restringem nossas ações. Mas hoje vamos abordar maneiras criativas de ajudar os animais.

A primeira delas e mais importante é através de: “nossas escolhas diárias”. Por mais simples que isso pareça, essa é a maneira mais eficiente em colaborar com os animais. Escolher sempre em favor dos animais quando faz suas compras é uma maneira de forçar as indústrias a respeita-los.

Quando você escolhe um produto de limpeza que não testa em animais, e divulga essa ideia a seus conhecidos, você auxilia essa empresa e a coloca em vantagem em relação às outras que não respeitam os animais. Assim se muitas pessoas fizerem o mesmo as outras empresas serão obrigadas a modificarem suas atitudes em relação a nossos irmãos caçulas.

Boicotar quem explora os animais em todos os setores, vai provocar uma mudança de atitude nos meios de produção e comércio que favorece os animais.

Escolher entre roupas, sapatos e bolsas de tecidos vegetais em preferência ao couro, cosméticos não testados em animais, evitar passeios em cavalos e charretes onde os animais são explorados, incentivar e divulgar a ideia de adotar animai e não compra-los como se fossem mercadorias, procurar modificar nossa alimentação para que ela não contribua para o sofrimento e morte dos animais, esses são alguns exemplos simples de ações em favor dos animais que podem ser feitas em nosso dia a dia sem grande esforço.

É importante obter conhecimento e se informar, para se tornar essas decisões e escolhas em favor dos animais mais eficientes. Procurar vídeos e documentários de como os animais são criados para que se obtenham os produtos que são produzidos e comercializados. De posse dessas informações fica mais fácil saber a maneira de ajudar os animais.

Outra maneira de ajudar é se unindo a Ongs e instituições que auxiliam, resgatam e protegem os animais. Você pode doar tempo e dinheiro a essas associações, mas o importante é acompanhar o trabalho.

Agora se sua conta bancária não permite doar dinheiro e seu tempo anda curto para poder ajudar com trabalho essas Ongs e instituições você pode encontrar outras formas de ajudar os animais e outras pessoas que ajudam os animais. Você pode:

1 – Espalhar ideias

Pendurar cartazes ou distribuir panfletos sobre eventos ou fotografias de animais para adoção em clínicas veterinárias, lojas para animais, parques ou cafés.

Partilha no teu perfil do Facebook, Twitter e outras mídias ou outras redes sociais fotografias de animais que estejam para adotar nas associações e Ongs de animais.

2 – Angariar dinheiro

Aproveita eventos com amigos para angariar materiais para doar a uma associação de animais de estimação. A sua festa de aniversário, casamento, eventos na escola ou no trabalho são oportunidades para pedir aos amigos, familiares ou colegas que levem materiais para doarem a uma associação.

3 – Transportar animais

Se possui um carro ou sabe dirigir, talvez consigas ajudar uma associação com transporte. Muitas vezes é necessário locomover os animais, por exemplo para consultas no veterinário. Ao doar um pouco do tempo e carro, transportando os animais, você permite que outros voluntários façam outro tipo de trabalho.

4 – Passear com cães e dar carinho a gatos e outros animais

Muitas vezes as associações têm poucas pessoas para exercitar os animais e socializar com eles. Se você é bom com cães doa uma hora da sua semana (ou mais!) para passear com um. Brincadeiras e carinhos  tem enormes benefícios psicológicos e físicos para os animais que estão à espera de ser adotados. Se gosta mais de gatos, coelhos ou outros animais não se preocupes, eles também precisam de se socializar. Carinhos, brincadeiras e interação com pessoas prepara-os para a sua nova casa, quando forem adotados.

5 – Recolher material

Da próxima vez que for ao supermercado, se puder, compre ração, produtos de limpeza, brinquedos ou areia para gatos e doa-os a uma associação. Se já não precisar de alguma coisa em tua casa pensa se isso não será útil a uma associação ou Ong de animais. Por exemplo, sofás, almofadas, mantas, toalhas  podem ser utilizados. Fica atento se algum amigo ou familiar já não precisa desse tipo de coisas também.

6 – Usar os teus talentos especiais

Se você tem jeito para a costura: Cria brinquedos caseiros ou panos para camas, utilizando roupas ou cobertores antigos. Pode-se fazer roupinhas chamativas com os dizeres “Adota-me” para eles usarem em passeios e feiras de adoção.

Se você tem habilidades para marcenaria ou construção: Ajudar em pequenas reparações ou melhorias nos abrigos para animais resgatados.

Contabilidade e advogados: Se você tem alguma destas formações podes ajudar as associações a manter tudo organizado e dentro da lei.

Treinadores: Podem ajudar muito uma associação. Um comportamento mais equilibrado torna os cães muito mais “adotáveis”.

Website designers: As associações precisam de atualizações constantes nos sites, como por exemplo, colocar informações sobre animais para adotar, eventos, pedidos de doações ou apenas dar um aspecto profissional ao site.

Especialistas em Redes Sociais: Esta é uma área é essencial para as associações espalharem a palavra sobre animais que têm para adoção. Alguém com conhecimento em Facebook, Twitter, etc, com habilidade para escrever e agendar atualizações, pode gerar um grande aumento de adoções bem sucedidas.

Fotógrafos: Imagens de alta qualidade fazem uma grande diferença na rapidez com que os animais são adotados.

7 – Família de acolhimento temporário

Estar num canil ou gatil pode ser muito estressante e triste para os animais, além disso são locais que estão lotados. Encontrar casas temporárias enquanto os animais estão à espera de ser adotados, libera espaço para animais nessas instituições para que outros possam ser resgatados.

 

Como temos falado não é difícil se ajudar os animais, basta boa vontade, um pouco de conhecimento e amor!

 

Foto ilustrativa: anda.jor.br

Fonte: http://noctulachannel.com/como-ajudar-associacoes-de-animais/

Deixe seu comentário: