QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“A caridade dos Céus é fonte que não se esgota.” Auta de Souza

Artigos

A culpa não é das estrelas

Enviado em 30 de setembro de 2014 | No programa: Juventude Maior | Escrito por | Publicado por Rádio Boa Nova

Céu com lua e estrelasO livro “A Culpa é das Estrelas” é uma obra do escritor Jonh Green e conta a história de dois jovens que se conheceram em um grupo para adolescentes com câncer.

Os personagens Augustus Waters e Hazel Grace se apaixonam e provam que mesmo com uma doença, por mais difícil que seja aceitar, é possível ser feliz.

Uma das partes mais interessantes dessa história é a forma como os personagens encaram a doença.

Augustus ensina o lado positivo de encarar os problemas e as dificuldades, já Hazel nos deixa a lição do infinito, de que somos uma parte na imensidão, e de que todos nós somos importantes.

O título da obra é uma referência a obra “Julio César” de William Shakespeare, quando em diálogo os personagens Cassius diz a Brutus:

“A culpa, meu caro Brutus, não é de nossas estrelas, mas de nós mesmos.”

Concordo em alto e bom tom com Cassius, mas trocaria o nome culpa por responsabilidade.

Somos nós os maiores responsáveis por nossas escolhas, e elas refletem nas conseqüências do futuro, isso se chama livre arbítrio, e depende unicamente de cada um de nós.

O autor faz uma metáfora com o nome, colocando a culpa nas estrelas, pois diz que uma criança não escolhe nascer com câncer.

Mas, a Doutrina Espírita nos traz a razão e o consolo. Já passamos por várias experiências, sucessivas reencarnações e estamos aqui no planeta Terra para evoluirmos.

As dificuldades fazem parte deste processo evolutivo, assim com as doenças que nos ajudam em nosso progresso.

Esta história nos ensina valiosas lições, é realmente um “tapa na cara da sociedade”, um “puxão de orelha” para aquelas pessoas que reclamam e que de alguma forma pensam em desistir.

É um grande estimulo e um verdadeiro exemplo para aqueles que de alguma forma perderam a vontade de viver.

Todos nós temos um grande amparo, possuímos ao nosso lado alguém que nos dá o empurrão necessário para continuarmos a nossa caminhada.

Ter fé e acreditar sempre!

 

Foto ilustrativa: stock.xchng

Deixe seu comentário: