QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Um dos aspectos notáveis da evolução espiritual humana é que todos os doentes da alma se tornam médicos por sua vez.” Bezerra de Menezes

Artigos

Depressão não é frescura, é doença!

Enviado em 20 de janeiro de 2016 | No programa: Juventude Maior | Escrito por | Publicado por Juliana Chagas

Capa do livro Depressão não é frescura!A depressão é uma triste doença que atinge algumas pessoas, deixando-as sem vitalidade e sem alegria de viver. Muitos sofrem calados, com medo de se expor e relatar o que sentem. A depressão atinge 7,6% dos brasileiros, o que equivale a 11 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE.

Mas como saber se sofremos ou não com a depressão?

A depressão é um distúrbio afetivo, o mais comum dos transtornos, capaz de causar inúmeros sintomas psicológicos e físicos.

O comunicólogo, Anderson de Almeida Mendes, tem 36 anos, e em 2015 publicou o livro “Depressão Não é Frescura”, trazendo ricas informações a respeito da doença.

Anderson relata que sofre depressão há seis anos e que diagnosticou a doença quando realizava uma consultoria para IPQ – Instituto de Psiquiatria, onde em uma palestra ouviu os sintomas e ficou chocado, pois todos descreviam exatamente o que ele sofria.

O comunicólogo realizou tratamentos e atualmente tem a doença controlada, conseguindo viver perfeitamente. Um fato interessante é que a técnica “clown” ou “universo do palhaço”, como é conhecida, auxiliou Anderson a vencer os desafios depressivos e hoje em dia ele realiza “paliestras” em ONGs, escolas, hospitais, clínicas de reabilitação e presídios, fundou também o Instituto Gente Feliz, que tem como missão apresentar conteúdos para o desenvolvimento humano de forma lúdica e descontraída.

A depressão, assim como outras doenças, tem níveis. Os primeiros sintomas são: tristeza prolongada, falta de energia e disposição, cansaço, dores pelo corpo e outros…

Fica a dica para a leitura do livro que é esclarecedor, informando de uma forma objetiva e clara a importância e o grau de preocupação que devemos ter com a doença. Procure ajuda, não deixe a depressão te desequilibrar ou afetar a sua vida!

Ouça o último programa Juventude Maior, com a participação de Anderson Mendes, relatando a sua experiência e respondendo aos questionamentos sobre a doença.

Deixe seu comentário: