QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Um dos aspectos notáveis da evolução espiritual humana é que todos os doentes da alma se tornam médicos por sua vez.” Bezerra de Menezes

Artigos

Doação de sangue: o ato de salvar vidas

Enviado em 26 de novembro de 2015 | No programa: Entre Amigos | Escrito por Equipe Entre Amigos | Publicado por Juliana Chagas

Desde o dia 23 de novembro está acontecendo na Fundação pró-sangue a “Donation Week”, a semana de doação de sangue Banco de sangueem comemoração ao dia do doador de sangue, comemorado ontem, dia 25.

Doar sangue é simples e pode ajudar muitas pessoas. São coletados em torno de 450ml de sangue e com isso, até quatro pessoas podem receber o material.

“O sangue não pode ser substituído por outro produto artificial, então nós dependemos para fazer tratamentos de pacientes internados, cirurgias e doenças mais sérias e só com a doação é possível “, enfatiza Cássio Marcos de Carvalho Giannini, médico homoterapeuta da fundação Pró-Sangue.

O ato é rápido, fácil e somente precisa estar dentro dos parâmetros solicitados:

  • Estar em boas condições de saúde,
  • Ter entre 16 e 69 anos, sendo que dos 16 até completar 18 anos precisa da autorização do responsável;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Alimentar-se bem e estar descansado;
  • Apresentar-se no local de doação com documento de identificação com foto original.

A doação de sangue é altamente confiável, ou seja, não há possibilidade de infecção de doenças durante o ato. “Não existe risco infeccioso e é todo material utilizado é descartável, sem condição de contaminação, então pode ficar tranqüilo quanto a isso”, explica doutor Cássio.

Vale lembrar que não é somente nesta semana especial que devemos fazer a doação de sangue. É necessário para o banco de sangue novas doações, ainda mais próximo de datas festivas e feriados como natal, ano novo e carnaval, época em que infelizmente ocorrem um número maior de acidentes com vítimas que precisam realizar procedimentos médicos.

Organize-se pois ainda dá tempo! Até o dia 28, sábado, diversas atrações irão ocorrer nas unidades da Fundação Pró-Sangue e chefs de cozinha renomados oferecerão lanches para os doadores. Toda a divulgação está no site da Pró-Sangue. Faça sua parte, exercite a caridade e doe sangue.

 

Foto ilustrativa: http://www.ladobi.com/

Deixe seu comentário: