QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“O Espiritismo é a chave com o auxílio da qual tudo se explica de modo fácil.” Allan Kardec

Artigos

Doença e Espiritualidade, especificado na hanseníase

Enviado em 24 de maio de 2016 | No programa: Pronto Atendimento | Escrito por Daisy Mansano | Publicado por Juliana Chagas

Homem com cara de dor em preto e brancoDoença é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando o seu estado de saúde.

Origem latina, dolentia, dor e padecimento. Pode ser causado por fatores exógenos ou endógenos.

Infelizmente, ainda, ouvimos no meio Espírita que a hanseníase é doença cármica. A palavra carma vêm do sânscrita, é um termo de uso religioso dentro das doutrinas budista, hinduísta, jainista, sique e teosófica, em cada uma dessas doutrinas, o termos tem um sentido próprio. No Espiritismo, doutrina codificada por Kardec, usa-se o conceito de causa e efeito, conceito esse bem diferenciado das doutrinas citadas.

No ESE cap.XXVIII it.77 ¨As doenças pertencem às provas e as vicissitudes da vida terrena. São inerentes da nossa natureza material e à inferioridade do mundo que habitamos. As paixões e os excessos de toda espécie, por sua vez, criam em nossos organismos condições malsãs, frequentemente transmissíveis pela hereditariedade……É necessário, pois, que nos resignemos a sofrer as consequências do meio em que nos situa a nossa inferioridade, até que nos façamos dignos ……. Isso não deve impedir-nos de lutar para melhorar nossa situação atual…. O Espiritismo nos ensina a suportar, com resignação, os nossos males…. Ao lado da medicação ordinária, elaborada pela ciência, o magnetismo nos deu a conhecer o poder da ação fluídica…., o Espiritismo veio revelar-nos, através da mediunidade curadora a influência da prece.¨

A hanseníase cumpre seu papel como doença re-educadora, como todas as doenças. Mais de 80% das pessoas não desenvolvem a doença. Só 20% é que são contagiadas.

Como vivemos, ainda, em um planeta de provas e expiação, doenças regenerativas nos visitam trazendo dores e sofrimentos, pois assim além de nos educar, nos transformam, enquanto afastados das Leis de Deus.

Ação e reação deve ser entendido com Lei de Causa e Efeito, sabendo que há uma causa, pelo efeito sentido nas doenças em geral, especificamente na hanseníase, como a ciência explica, a maioria das pessoas a não desenvolvem.

O mais importante é entendermos que não devemos, como espíritas, aceitarmos colocações pré concebidas, ou preconceituosas, quanto a nenhum tipo de doença ou doente.

¨Deus não aplica punições arbitrárias, pois quer sempre que entre a falta e a pena exista correlação. Se, na sua bondade, lança um véu sobre os nossos atos passados, entretanto nos aponta o caminho….¨ (ESE capVIII it.21)

A Doutrina nos revela, pois, que fazemos parte de um grande conjunto harmonioso entre o corpo e o Espírito, e que ¨Somos nós mesmos que criamos o mal, ao infringir as Lei de Deus, pelo mau uso que fazemos da liberdade que Ele nos concede¨(ESE cap.XXVIII3.IV)

 

Foto ilustrativa: freeimages.com

Deixe seu comentário: