QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“A caridade dos Céus é fonte que não se esgota.” Auta de Souza

Editorial

Conheça o apresentador do programa Nos Caminhos do Saber e seu novo livro

Enviado em 11 de setembro de 2017 | Publicado por Rádio Boa Nova

No auge dos seus 58 anos, o alegre e entusiasta, Antonio Carlos Tarquínio, apresentador do programa Nos Caminhos do Saber, da Rádio Boa Nova (RBN), vive um momento feliz de sua carreira. Além de ser um comunicador de longa data na emissora espírita, ele lança um livro online – que pode ser baixado de graça – sobre filosofia e espiritismo; assuntos relacionados em diversas formas. Saiba mais sobre a atração e sua nova obra na entrevista, concedida por e-mail, a RBN

O programa

Nos Caminhos do Saber traz, todos os sábados, às 18h30, uma reflexão sobre a riqueza das obras de Emmanuel como um exemplo da ligação entre filosofia e a doutrina espírita. “O Emmanuel a meu ver é um filósofo. Não assim como quando se diz que fulano ou sicrano é um filósofo, sabe? Não. Examinando seus textos e comparando-os com escritos de outros pensadores, percebi a convergência de suas ideias com as estoicas e também com outras da antiga filosofia”, afirmou Tarquínio.

O radialista também participa como comentarista de outro programa na emissora, o Jornal Nova Era, comandado por José Damião e Guiomar Sant´Anna. A oportunidade de integrar o time surgiu quando foi entrevistado no extinto programa Conversa amiga com Você. Neste encontro, Tarquínio apresentou correlações entre as noções reveladas pelo filósofo e jornalista, José Herculano Pires, no livro “O ser e a serenidade”, além de tecer conceitos essenciais da antiga filosofia.

Lançamento de livro digital

Filósofo por formação há 32 anos, Tarquínio lança o seu segundo livro “Filosofia do Desapego – A ákesis de desapropriação epictetiana à luz da kátarsis do Fédon de Platão”, que celebra a história do pensamento dos filósofos Epicteto e Platão. A obra digital, publicada pela Editora Fi, reúne um extenso trabalho de pesquisa acerca da rica filosofia dos pensadores que nada escreveram e apenas viveram suas reflexões.

“Epicteto faz parte desta estirpe de filósofos que está filiada ao mestre de Platão: o filósofo ateniense Sócrates. Eles viveram a filosofia. E de que forma? Aprendendo a morrer. Fisicamente? Não. Metaforicamente. Mediante o desprendimento de tudo que entrava o espírito levando-se em consideração o fato inevitável da morte que chegará para todos em algum momento da vida”, explicou Tarquínio.

De acordo com o escritor, o extenso título do livro se refere ao termo em grego askesis  – em português, de desapropriação – na filosofia de Epicteto e ao esforço de desprendimento da alma do corpo. Segundo o filósofo, Platão ensinou esse conceito no diálogo de Fédon (ou Fedão), por meio do exemplo de vida de Sócrates, ou seja, da kátharsis socrática – a faina de separar a alma do corpo.

‘Espiritismo não muda a vida de ninguém, nós que mudamos’

Para trilhar um caminho que lhe dê orgulho, a doutrina espírita pode ser uma boa aliada nessa jornada. “O espiritismo não muda a vida de ninguém. Somos nós que nos mudamos quando compreendemos que somos os artesãos de nossos destinos na medida que nos propomos utilizar os instrumentos de transformação que ele nos oferece”, observou Tarquínio, espírita desde a mais tenra idade.

Segundo sua avaliação, a divulgação do espiritismo no Brasil deve ser feita com responsabilidade. “Ninguém, absolutamente ninguém, pode divulgar aquilo que desconhece”. Para ele, quem faz o trabalho da comunicação espírita deve ter o compromisso de valorizar e se empenhar em pesquisas aprofundadas sobre o assunto sempre que possível. “As pessoas envolvidas com a divulgação da doutrina devem ter o compromisso de ler, examinar, perscrutar, estudar e meditar as obras fundamentais, e volver a fazer isso tudo novamente enquanto estiver ligada a esta tarefa”, finalizou.

Serviço:

Clique aqui para baixar o livro.

Para entrar em contato com o autor, mande um e-mail para: tarqua.ac@gmail.com. 

Confira textos recentes de Tarquínio publicados no portal da RBN: Mocidade, Solidariedade Humana, Fraternidade, Para crescer espiritualmente e Vista grossa.

 

Leticia Lopes, 26, é jornalista guarulhense formada pela Faculdade Anhanguera e colaboradora da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior. Já assinou matérias em jornais locais e atuou como assessora de comunicação. Nas horas vagas, gosta de ler romances e revistas de jornalismo literário. Não dispensa uma boa pizza e a companhia dos amigos. É apaixonada pelo mundo espiritual e por recursos que estimulam o autoconhecimento.

Deixe seu comentário: