QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“O operário há de amar enternecidamente a máquina que o ajuda a viver, lubrificando-lhe as peças e harmonizando-lhe os implementos, se não deseja relegá-la à inutilidade e à secura.” Emmanuel

Editorial

Biografia: João Lourenço Navajas

Enviado em 15 de junho de 2016 | Publicado por Juliana Chagas

IMG_3629João Lourenço Navajas. Você provavelmente já ouviu algum programa deste dedicado comunicador da Rádio Boa Nova. Vamos conhecer um pouco mais a respeito da sua trajetória?

 

Infância, Formação e Primeiras Atividades

João Lourenço nasceu em São Paulo (SP) em 08 de junho de 1961.

Graduado na Faculdade de Medicina de Santo Amaro, zona sul de São Paulo e pós-graduado em psiquiatria no Hospital Psiquiátrico do Juqueri.

Iniciou suas atividades voluntárias na Rádio Boa Nova por intermédio de um convite para participar do programa apresentado por Ercília Zilli e Enéas Canhadas. Foi por eles apresentado para o atual diretor e comunicador Jether Jacomini, por volta do ano de 2007 que o sugeriu: “Bola um programa!”.

“Eu criei o nome ‘Novamente’ e o Jether gostou, então eu comecei a fazer o programa e me identificar com tudo aqui! Comecei também a fazer palestras nas unidades dos Centros Espíritas Nosso Lar Casas André Luiz e a minha boa vontade começou a aparecer”.

Durante alguns anos Dr. João realizou gratuitamente atendimento psicológico aos colaboradores da FEAL – Fundação Espírita André Luiz e das Casas André Luiz, auxiliando a todos a lidar com os seus mais diversos conflitos.

Contato com a Doutrina Espírita

O Espiritismo não entrou em sua vida por amor. Foi por um fato traumático ocorrido em sua família. Quando ele tinha 13 anos de idade, sua irmã de 17 anos desencarnou, gerando um trauma muito grande…

Alguém deu para o seu pai um livro que ficou “circulando” nas coisas dele até que um professor de inglês, que era muito cristão, o mandou ler a bíblia.

“E aí me desencantei, porque a bíblia pra mim como técnico não me esclarecia, então passei a combater Deus. Eu conseguia provar por cálculos e matrizes determinantes que Deus não existia, porque eu sabia manipular matemática. No auge da minha irritação juvenil, 17, 18 anos, eu vi esse livro em cima da mesa, peguei e disse: ‘Deixa eu ver o que esses macumbeiros fazem da vida!” conta o psiquiatra.

Abrindo a mente um pouquinho ele decidiu ler e por sorte a primeira coisa que estava lá era a biografia de Kardec. João Lourenço se encantou com a leitura! E sabe qual era o livro? O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Atividade Incessante

Hoje Dr. João Lourenço atende em consultório, ministra palestras em centros espíritas nos mais variados temas (prevenção de doenças, dependência química, etc.), apresenta o programa “Novamente” e é comentarista do “Jornal Nova Era” pela Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior. Também é fundador da Coopercasa – Casa de Apoio Médico e Psicológico e colaborador da FEESP – Federação Espírita do Estado de São Paulo.

Além disso, é um dos mais respeitados e queridos por todos os ouvintes e colaboradores da RBN, pelo seu exemplo de humildade transmitido para todos nós.

Deixe seu comentário: