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“Uma mágoa não é motivo para outra mágoa. Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche.” Chico Xavier

Editorial

Conheça alguns alimentos que combatem a ansiedade

Enviado em 22 de outubro de 2016 | Publicado por Juliana Chagas

Em um mundo cada vez mais corrido, as pessoas estão ficando mais nervosas ou então ansiosas, por exemplo, em tempos de crises muitos estão passando por dificuldades financeiras. Com isso, a ansiedade está se tornando frequente em nossas vidas.

O que é ansiedade?

laranjaEla se apresenta de várias maneiras, por exemplo, dores no peito, fobias, além de provocar uma “bagunça” nas emoções. Quando em excesso, a ansiedade provoca uma sensação de mal-estar e o indivíduo pode sentir-se impedido de viver de modo mais leve, ou seja, sem tanta angústia. Há diversos tratamentos e terapias para controlar a ansiedade, porém a alimentação também ajuda no momento de controlar esse chamado “furacão” interno. Alguns alimentos têm aminoácidos e vitaminas que diminuem o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando a chamada “serotonina”, que é responsável pelo bem-estar e relaxamento. Confira sete alimentos que foram listados pelo site Minha Vida: Frutas cítricas (laranja, limão, acerola, morango, abacaxi): ricas em vitamina C, essas frutas ajudam na redução da secreção do cortisol, harmônio que é liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e a ansiedade além de promover o bom funcionamento do sistema nervoso.Banana cortada Ovos, derivados magros e leite: eles são excelentes fontes de um tipo de aminoácido (triptofano) que alivia o sistema de ansiedade. Em entrevista ao site Minha Vida, a nutricionista Rosana Farah disse que uma vez no cérebro esse aminoácido libera o hormônio da felicidade. Carboidratos (arroz, aveia, feijão, massas, mel, uva): elevam o nível de açúcar no sangue, já que fornecem energia, disposição e bem-estar. Banana: Segundo um estudo realizado no Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas esta fruta ajuda no combate à depressão além de aliviar os sintomas da ansiedade. Carnes e peixes: ricos em vitamina B3 e magnésio junto com o triptofano (aminoácido) eles produzem a chamada serotonina, importante também no sono. chocolateChocolate: este alimento rico em um antioxidante ajuda na produção de serotonina (neurotransmissor da sensação de bem-estar), além de melhorar o humor, reduzindo assim a ansiedade. Rosana Farah disse que o recomendado são 30 gramas de chocolate por dia. E de preferência ao chocolate amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides. Espinafre: esta verdura contém o chamado ácido fólico, vitamina antidepressiva natural. Na entrevista, a nutricionista disse que este alimento combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina.

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