QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“A felicidade não entra em portas trancadas.” Emmanuel

Editorial

Festivais de Música Popular Brasileira

Enviado em 18 de março de 2016 | Publicado por Juliana Chagas

Festivais de música popular

Recentemente o programa “Clube Amigos da Boa Nova” fez um “Especial Festival”.

Para quem teve o prazer de viver nesta época, e desfrutar de momentos tão agradáveis, o programa deu a oportunidade de reviver alguns sentimentos… É muito bom relembrar as coisas boas que aconteceram nesta época dos festivais de música popular!

Confira abaixo a história (resumida) dos festivais:

Festivais da TV Excelsior – São Paulo

Abril 1965 – 1º Festival de Música Popular Brasileira, da TV Excelsior, é vencido por “Arrastão”, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, interpretada por Elis Regina.

Junho 1966 – No Festival Nacional da Música Popular, “Porta-estandarte”, de Geraldo Vandré e Fernando Lona, interpretada por Tuca e Airto Moreira, recebe o primeiro lugar.

Festivais da TV Record – São Paulo

Outubro 1966 – 2º Festival De Música Popular Brasileira, agora da TV Record, é disputado no teatro da emissora. Dividiram o prêmio “A Banda”, interpretada por Chico Buarque e Nara Leão, e “Disparada”, de Geraldo Vandré e Theo de Barros, interpretada por Jair Rodrigues. As duas músicas empataram.
Outubro 1967 – 3º Festival De Música Popular Brasileira da Record é disputado no teatro Paramount e vencido por Edu Lobo e Capinam, com “Ponteio”. A canção foi interpretada por Edu Lobo, Marília Medaglia e Quarteto Novo. No mesmo festival, Sérgio Ricardo, concorrendo com “Beto Bom de Bola”, após insistente vaia do público, quebra o violão num banquinho e atira-o ao público.

Dezembro 1968 – 4º Festival De Música Popular Brasileira tem dois vencedores: “São Paulo, Meu Amor”, composta e interpretada por Tom Zé, ganha o prêmio do júri especial, e “Benvinda”, composta e interpretada por Chico Buarque, o do júri popular.

Novembro 1969 – 5º Festival De Música Popular Brasileira é vencido por “Sinal Fechado”, composição e interpretação de Paulinho da Viola.

Festival Internacional da Canção

Prêmio Galo de Ouro (Fase Nacional, no Maracanãzinho – Rio de Janeiro)

Outubro 1966 – No 1º FIC da TV Rio, “Saveiros” leva o primeiro lugar. Composta por Dori Caymmi e Nelson Motta, foi interpretada por Nana Caymmi.

Outubro 1967 – No 2º FIC, agora na TV Globo, “Margarida”, composição de Gutemberg Guarabira, vence o festival na interpretação de Gutemberg Guarabira e Grupo Manifesto.

Setembro 1968 – 3º FIC é vencido por “Sabiá”, de Chico Buarque e Tom Jobim. No festival, a canção foi interpretada pela dupla Cynara e Cybele.

Setembro 1969 – No 4º FIC da TV Globo, a composição “Cantiga por Luciana”, de Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, interpretada por Evinha, é a grande vencedora.

Outubro 1970 – primeiro lugar do 5º FIC é a canção “BR-3”, de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, interpretada por Tony Tornado e Trio Ternura. Ivan Lins fica em segundo lugar, com “Até o Amanhecer”.

Setembro 1971 – No 6º FIC, “Kyrie”, de Paulinho Soares e Marcelo Silva, interpretada por Evinha, fica em primeiro lugar.

Setembro 1972 – O 7º FIC é vencido por “Fio Maravilha”, de Jorge Ben, interpretada por Maria Alcina.

Outros Festivais

1975 – Festival Abertura, da TV Globo, é vencido por “Como um ladrão”, de Carlinhos Vergueiro, interpretada pelo autor.

Dezembro 1979 – “Quem Me Levará Sou Eu”, de Dominguinhos e Manduka, cantada por Fagner, vence o Festival 79, realizado pela TV Tupi.

Agosto 1980 – 1º Festival Da Nova Música Popular Brasileira, MPB 80, organizado pela Rede Globo, é vencido por Oswaldo Montenegro interpretando “Agonia”, de Mongol.

Setembro 1981 – Sob as vaias de 20 mil espectadores, Lucinha Lins, com a sua música “Purpurina”, foi eleita a vencedora do MPB-81. Depois, em segundo lugar, veio Guilherme Arantes, compositor e cantor de “Planeta Água”, a música que o público queria vencedora.

Setembro 1982 – Com a unanimidade da plateia, a música “Pelo Amor de Deus”, de Paulo Debétio e Paulo Rezende, interpretada por Emílio Santiago, foi a vencedora do MPB-82.

Outubro 1985 – Festival Dos Festivais, da TV Globo, é vencido por “Escrito nas Estrelas”, canção de Carlos Rennó e Arnaldo Black, interpretada pela voz de soprano de Tetê Espíndola.

1990 – Festivais de âmbito nacional foram promovidos por empresas privadas como o “FestValda” e o “Prêmio Visa”, entre outros. Porém, esses festivais não tiveram a mesma repercussão dos da década de 1960 e início da de 1970.

2000 – A TV Globo promoveu o Festival da Música Brasileira, no qual nomes conhecidos como Toninho Horta e Zé Renato figuravam ao lado de desconhecidos, concorrendo pelo prêmio de melhor canção.

 

Ouça o programa “Clube Amigos da Boa Nova” que homenageou os Festivais de Música Popular Brasileira.

 

Foto de chamada: freeimages.com

Foto ilustrativa: portal2014.org.br

Deixe seu comentário: