QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“A caridade dos Céus é fonte que não se esgota.” Auta de Souza

Editorial

Por que os membros formigam e adormecem?

Enviado em 19 de novembro de 2016 | Publicado por Juliana Chagas

estresseTodo mundo já passou por aquela situação de “formigamento” e dormência das mãos e dos pés após ficar durante um tempo em uma determinada posição. E a pergunta que se faz é: Por que os membros adormecem e formigam?

Segundo especialistas entrevistados pelo Portal UOL esta sensação é uma resposta dos nervos e dos vasos sanguíneos ao serem pressionados por um tempo, por exemplo, quando ficamos muito tempo com a perna cruzada, os nervos reagem e com isso produzem uma sensação de formigamento e dormência.

E ainda, esta situação vai piorando quando a pressão atinge os vasos sanguíneos, já que tanto o sangue como o oxigênio encontram dificuldades para chegar ao local. E esta falta de oxigênio faz com que as células liberem a chamada lactato, que começa a atrapalhar o funcionamento dos nervos.

Por isso, a única maneira de acabar com este desconforto é mexer e estender os pés, as mãos, os braços para reativar a passagem do sangue pelos vasos sanguíneos.

Outro fator que pode causar estes desconfortos é o estresse. Quando ficamos muito nervoso é normal que a respiração fique mais ofegante. Com isso, o sangue precisa ser enviado com mais velocidade aos órgãos e membros e por isso, há uma maior concentração de sangue nessas regiões.

E ainda, essas sensações são comuns nas crises de enxaqueca, principalmente na fase anterior a dor, que é chamada de “aura”. Isso ocorre porque durante esta dor de cabeça, há uma disfunção do córtex sensorial que é responsável por traduzir nossas sensações (tato, visão).

Quando não acontece com frequência a dormência e o formigamento são sensações comuns. Porém, quando constantes podem indicar doenças mais graves, como por exemplo, distúrbios vasculares ou reumáticos devido a má circulação sanguínea. Além de diabetes, alcoolismo, infecções.

Deixe seu comentário: