QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Um dos aspectos notáveis da evolução espiritual humana é que todos os doentes da alma se tornam médicos por sua vez.” Bezerra de Menezes

Artigos

Educação é a única solução

Enviado em 18 de novembro de 2015 | No programa: Juventude Maior | Escrito por Mariana Fridman | Publicado por Juliana Chagas

Crianças na escolaA única forma de um país “avançar” é investindo no sistema de ensino de uma forma geral, não só nas escolas, mas também dentro de casa. O conhecimento é a forma mais sábia de termos uma sociedade mais justa e igual.

“A educação é a arte de formar os homens, isto é, a arte de neles fazer surgir os germes das virtudes e reprimir os do vício.” – Allan Kardec

Apesar de o ensino na escola ser de enorme importância para a formação do individuo, pois é sua primeira referência, boa ou ruim, o primeiro contato com diferentes personalidades e formas de pensamentos é dentro de casa. Os pais, ou quem cria uma criança tem uma enorme responsabilidade sobre quem aquele ser humano irá se tornar.

“Educar é desenvolver progressivamente as faculdade espirituais do homem.” Pestalozzi

O que Pestalozzi quer dizer é que educar não é apenas ensinar conteúdos como história, geografia ou matemática, é muito mais amplo do que isso. A educação determina quem aquele ser humano será, é um processo gradativo e de grande responsabilidade.

É a família que ensina a criança o que é ter respeito, caráter, a importância dos estudos, dentre outros. Além do papel de educar, o exemplo é fundamental! Ensinar de uma forma e fazer de outra confunde o jovem que está formando seu caráter e sua personalidade.

Por outro lado a escola tem um papel fundamental na visão de mundo de uma criança, o papel dela além de educar é ensinar ao jovem o que é certo ou não, pode parecer errado aos olhos de alguns, mas boa parte do tempo de uma criança é dentro de uma sala de aula. Muitos dizem que o papel da escola é de ensinar e não de educar, porém a diferença é muito relativa entre essas duas palavras, o conhecimento faz parte da formação educativa de uma pessoa.

O jovem em formação de hoje será o profissional, pai de família e cidadão de amanhã. Infelizmente o Brasil por motivos que não vem ao caso citar aqui, não investe, como deveria, no ensino, na formação de professores e outros profissionais da área. O problema vai aumentando, pois se os pais não tiveram um preparo adequado eles não tem como ensinar outro ser humano  aquilo que não aprendeu. É o mesmo caso do professor, se o profissional de ensino não teve uma base e um preparo adequado é muito difícil que ele consiga auxiliar na formação de um jovem.

Em países como o Japão, o professor é um ídolo, o respeito que os jovens e adultos tem por esses profissionais é invejável. Claro que a cultura é muito diferente do Brasil, mas deve ser um espelho! A profissão foi muito desvalorizada, inúmeras faculdades de letras acabaram excluindo o curso por falta de alunos. Afinal, quem quer ser professor de escola hoje em dia? O salário é baixo, salas de aula lotadas, falta de estrutura física e psicológica, dentre outros.

Um outro ponto que merece ser lembrado é a questão tecnológica. As escolas precisam se atualizar para prender a atenção do aluno, tornar as aulas mais interessantes. Claro que um tablet não adianta de nada se os outros problemas não forem solucionados, mas deve ser um instrumento de auxilio aos educadores.

Infelizmente a alienação é mais do que presente na sociedade, falta de conhecimento e até mesmo interesse, isso é um problema gravíssimo. Todos têm direito a uma educação de qualidade, da mesma forma que tem direito a segurança e uma saúde. O Brasil está longe de ser um exemplo… Mas o problema pode ser resolvido, se cada um fizer sua parte já é um bom começo. Uma reestruturação total no ensino é mais do que necessário.

Pode parece até repetitivo, mas é necessário frisar que sem educação uma nação não evolui, o ensino é a base, é o primeiro passo para a solução de todos os outros problemas no país.

 

Foto ilustrativa: http://www.freeimages.com/

Deixe seu comentário: