QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Em matéria de felicidade só se possui aquela que se dá.” Emmanuel

Estudo_espirita

Cartas Psicografadas: De quais países são as psicografias do Evangelho?

Enviado em 5 de junho de 2018 | Publicado por Rádio Boa Nova

Cartas Psicografadas: De quais países são as psicografias do Evangelho?Para a codificação da Doutrina Espírita, Allan Kardec reuniu dezenas de Cartas Psicografadas das muitas comunicações mediúnicas realizadas na época. Estas psicografias deram origem, por exemplo, a boa parte do Evangelho Segundo o Espiritismo.

Mas ao contrário do que muitos pensam, os fenômenos espíritas, assim como as reuniões não se restringiam apenas a Paris. Apesar da capital francesa ser cidade sede da Sociedade Espírita fundada por Kardec, as Cartas Psicografadas foram enviadas de diversos lugares do mundo.

Allan Kardec enviava diversas perguntas à lugares diferentes. Depois estudava e conflitava as respostas e os textos para comprovar a veracidade do conteúdo. É por esse motivo que há registros de várias cidades nas assinaturas das psicografias.

Confira a seguir os Países e as respectivas cidades de onde vieram as Cartas Psicografadas para a codificação do Evangelho Segundo o Espiritismo:

 

França

Obviamente a França foi pioneira e protagonista na participação da codificação da Doutrina Espírita. Foram registradas cartas entre os anos de 1858 a 1863.

Paris foi a cidade que recebeu o maior número de Cartas Psicografadas. Ao todo foram vinte e quatro Espíritos que assinaram suas contribuições ao Espiritismo,

inclusive O Espírito de Verdade.

Outros Espíritos que foram fundamentais para a codificação se manifestaram em Paris. Dentre eles São Luís, Santo Agostinho, Um Espírito protetor, Lázaro e Paulo, o apóstolo.

A cidade de Bordeaux não ficou muito longe da contribuição da capital francesa. Vinte um Espírito assinaram suas comunicações e dentre eles vários bispos católicos, além de, novamente, a contribuição de O Espírito de Verdade.

Com psicografias de quatro Espíritos, a cidade de Lyon também esteve presente nas reuniões Espíritas. Outras cidades e comunas menores da França também receberam psicografias para o pentateuco. São elas: Sens; Havre; Poitiers; Mulhouse e Marmande.

 

Polônia

Duas psicografias vindas da cidade de Cracóvia, na Polônia, compõe a obra de Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo.  Ambas foram escritas no ano de 1861.

 

Suíça

Da Suíça, a contribuição veio da Cidade de Genebra. A psicografia foi realizada no ano de 1860 e assinada pelo Espírito Pascal.

 

Alemanha

A psicografia vinda da cidade alemã de Carlsrue, é datada de 1861 com a assinatura de Luoz, Espírito protetor.  

 

Bélgica

A cidade belga de Bruxelas contribuiu com a psicografia de M., Espírito protetor realizada no ano de 1861.

 

Argélia

 

A Argélia, país do norte da África é responsável pelo envio de comunicações de dois Espíritos. Na cidade de  Constantina as comunicações ocorreram em 1860 e 1863 pelo Espírito Lacordaire. Já na cidade de Argel pelo Espírito Fénelon em 1860. 

 

 

Para saber mais sobre o assunto, assista:

Cartas psicografadas: Por que uns recebem e outros não? – Visão Espírita


Fontes: O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

Deixe seu comentário: