QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Em matéria de felicidade só se possui aquela que se dá.” Emmanuel

Estudo_espirita

Diferença Entre Provas e Expiações

Enviado em 25 de janeiro de 2017 | Publicado por Rádio Boa Nova

provas e expiaçõesO Planeta Terra é um grande pronto socorro, um mundo escola. Nele habitam indivíduos que buscam a evolução moral e intelectual. Atualmente, a transição planetária está em vigor, isto é, o planeta está deixando o período de provas e expiações e se transformará em um mundo de regeneração.

Qual a diferença entre provas e expiações?

No livro O Consolador, Emmanuel esclarece de maneira clara e didática:

“A provação é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da edificação espiritual. A expiação é a pena imposta ao malfeitor que comete um crime.”

Dessa maneira, fica claro o entendimento: as provas são testes, oportunidades benditas concebidas por Deus, pai de infinita bondade. Objetivam que o indivíduo vença suas más tendências, e na grande maioria das vezes, é o próprio que as escolhe de acordo com as possibilidades.

as expiações são impostas e decorrem de faltas cometidas pelo espírito, sempre com o objetivo de auxílio e amor, visando a reeducação do espírito. Porém, é bom que fique claro: Deus não pune nem condena, mas utiliza desse mecanismo, pois o espírito não está apto a compreender o que lhe seria mais útil para o seu progresso e purificação.

Na Revista Espírita, edição de Setembro de 1863, temos um valiosíssimo ensinamento, referente ao tema analisado no presente texto:

“As misérias deste mundo são, pois, expiações pelo seu lado efetivo e material, e provas pelas suas consequências morais. Qualquer que seja o nome que se lhes dê, o resultado deve ser o mesmo: a melhoria.” Em presença de um objetivo tão importante, seria pueril fazer uma questão de princípio de uma questão de palavra; isso provaria que se liga mais importância às palavras do que à coisa.”

 

Ouça aqui o programa Visita Sonora, que fala a respeito das Provas e Expiações.

 

Mariana Garofalo

 

Por Mariana Garofalo

Publicitária, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. Apresenta o programa Juventude Maior pela Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior.

Deixe seu comentário: