QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Em matéria de felicidade só se possui aquela que se dá.” Emmanuel

Estudo_espirita

Influências espirituais e redes sociais

Enviado em 7 de junho de 2018 | Publicado por Rádio Boa Nova

Hoje em dia, com os avanços tecnológicos, principalmente com as redes sociais. Tanto jovens como adultos passam mais tempo com os celulares nas mãos, seja vendo séries | filmes, conversando, etc, do que conversando.

E ainda, as redes sociais oferecem espaços a todos para exporem os seus sentimentos, por isso, muitas vezes por deparamos com pessoas que optam por espalhar o amor, as boas novas, enquanto, outros optam por disseminar o preconceito, o ódio.

Diante disso, podemos perguntar: é possível sofrermos influências espirituais nas redes sociais?

O dicionário define a palavra “influenciar” como o ator de ordenar uma atitude, um pensamento, um sentimento.

A doutrina espírita nos ensina que as influências espirituais sobre os nossos pensamentos e ações do dia a dia é maior do que se imagina. Estas influências acontecem tanto por uma inspiração, como por uma subjugação de espíritos mais e menos esclarecidos.

Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, pergunta:

Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?

Resposta: “Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto que, de ordinário, são eles que vos dirigem.” (L.E. questão 459)

Influências espirituais e redes sociais

O espiritismo nos ensina também que as influências espirituais que podem ser positivas ou negativas, leves ou profundas, dependem da nossa sintonia, de nossa elevação espiritual, já que os pensamentos nos acompanham podendo aparecer até em nossos sonhos.

E ainda, devemos sempre lembrar que o pensamento é um fator determinado para aproximar ou afastar essas ondas vibracionais. Por exemplo, quantas vezes não nos deparamos com post de ódio nas redes sociais?

Por meio de suas afinidades vibratórias, um espírito obsessor podem utilizar um espírito encarnado que tem perfil no Facebook para dissipar o ódio, o rancor.

Leia mais: Ódio: Como podemos eliminá-lo?

Como vimos acima, por meio dos pensamentos podemos atrair tanto os bons espíritos como os maus. A partir do momento em que geramos o ódio nas redes sociais, passamos a atrair espíritos simpatizantes deste mesmo sentimento, espíritos que possuem tendências semelhantes.

Esses espíritos se aproveitam desta abertura mental, para assim manipular e influenciar os nossos pensamentos, as nossas atitudes. Criando assim, uma tensão social através das redes sociais, além de gerar uma instabilidade emocional.

Leia também: Espiritismo: redes sociais e crianças – Jornal Nova Era

Por isso, é muito importante desenvolvermos um controle sobre nossas emissões e recepções mentais. Por exemplo, sempre pense de modo positivo, selecione aquelas que passam paz e harmonia.

Influências espirituais e redes sociais: como evitar pensamentos negativos?

  • O bom senso é sempre o melhor caminho, por isso, olhe sempre todos os lados de um determinado assunto. Mostre a sua opinião de maneira construtiva e elucidativa, além disso, evite falar coisas negativas.
  • Respeite o nível de evolução de cada um;
  • Compartilhe o amor, as boas ações, a paz.
  • Faça a leitura do Evangelho e o mais importante: desenvolva o autoconhecimento.

O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual.  Mas, direis, como pode alguém julgar-se a si mesmo?

[…]. Quando estiverdes indecisos sobre o valor de uma de vossas ações, perguntais como a qualificaríeis se praticada por outra pessoa.

Se a censurais nos outros, ela não poderia ser mais legítima, caso fôsseis o seu autor, pois Deus não usa de duas medidas na aplicação de sua justiça.Procurai também saber o que pensam os outros e não desprezeis a opinião dos vossos inimigos, já que estes não têm nenhum interesse de disfarçar a verdade e Deus muitas vezes os coloca ao vosso lado como espelho, a fim de que sejais advertidos com mais franqueza do que o faria um amigo. Aquele, pois, que tem o desejo de melhorar-se perscrute a sua consciência, a fim de extirpar de si as más tendências, como arranca as ervas daninhas do seu jardim; faça o balanço de sua jornada moral, avaliando, a exemplo do comerciante, seus lucros e perdas, e eu vos garanto que o lucro sobrepujará os prejuízos.

Formulai, portanto, a vós mesmos, perguntas claras e precisas e não temais multiplicá-las: pode-se muito bem consagrar alguns minutos para conquistar a felicidade eterna. […] (O Livro dos Espíritos, questão 919).

Confira o vídeo


 

Fontes: Espiritismo da Alma | Mensagem Espírita

 

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

Deixe seu comentário: