QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“A alegria do próximo começa muitas vezes no sorriso que você lhe queira dar.” André Luiz

Estudo_espirita

Perdoar faz bem para o coração

Enviado em 3 de janeiro de 2018 | Publicado por Rádio Boa Nova

O ato de perdoar significa absolver, desculpar, livrar alguém de um ato que foi considerado errado. Allan Kardec, na obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, apresenta a seguinte passagem:

O apóstolo Paulo afirma: Perdoar os adversários é pedir perdão para si mesmo. Perdoar aos amigos é dar-lhes prova de amizade. Perdoar as ofensas é mostrar que se tornou melhor do que antes.

E você sabia que além de fazer bem para a alma, o perdão faz bem para a saúde física? Em entrevista ao programa Bem Estar, da TV Globo, o cardiologista Artur Zula, disse que aquele que não perdoa fica com uma ferida aberta, além de liberar hormônios do estresse que fazem mal para o coração.

A partir do momento em que perdoamos, o estresse que está ligado ao ressentimento diminui, além de haver uma redução na pressão arterial, da tensão muscular e da frequência cardíaca. Outro fator notável é o relaxamento e a sensação de bem-estar. Isso ocorre porque com o perdão há um aumento de oxitocina (hormônio do relacionamento).

Ainda na entrevista, o psiquiatra Daniel Barros, disse que também é preciso se livrar da raiva, que é uma emoção transitória, podendo durar horas e nunca dias.

Como praticar o perdão e como lidar com a raiva?

  • Meditação

No dia a dia encontra algum momento para meditar e explorar a mente e também para liberar qualquer ressentimento que fora guardado..

  • Não fique em ambientes negativos

Vá a ambientes de bem-estar, onde sua mente fique saudável.

  • Auto-perdão

Você deve perdoar a si mesmo por cometer erros como os demais, além de você merecer a compreensão e compaixão assim como os demais.

“Evite sentimentos corrosivos como o rancor, a raiva e a mágoa, que nos tiram noites de sono e em nada afetam as pessoas responsáveis por causá-los.” (Friedrich Nietzsche)

“Aqueles que estão livres de pensamentos rancorosos certamente encontram a paz.” (Buda)

Confira os textos: Confira três dicas para desenvolver o perdãoComo lidar com a raiva e o ressentimento?

Saiba mais sobre a importância do perdão no programa Espírito de Mulher, da RBN e da TV Mundo Maior.

Fonte: Globo.com

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

Deixe seu comentário: