QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Em matéria de felicidade só se possui aquela que se dá.” Emmanuel

Evangelho e Reforma Íntima

Caridade e Espiritismo – Confira frases de Emmanuel

Enviado em 13 de abril de 2018 | Publicado por Rádio Boa Nova

caridade e espiritismoCaridade e espiritismo. A caridade é um ato altruísta de ajudar o próximo sem esperar nada em troca. Este ato é um notável indicador de elevação moral, além de ser uma das práticas que caracterizam a boa essência do ser humano.

Allan Kardec, em o Livro dos Espíritos, indagou os espíritos superiores a respeito da caridade. Confira:

Qual a mais meritória de todas as virtudes?

Respostas : Todas as virtudes têm o seu mérito, porque todas são indícios de progresso no caminho do bem. Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento das más tendências; mas ti sublimidade da virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem segunda intenção. A mais meritória é aquela que se baseia na caridade mais desinteressada. (Questão 893, de Livro dos Espíritos)

Ato de ajudar e amar o próximo

Já no livro Evangelho Segundo Espiritismo, o codificador da doutrina espírita, por meio dos espíritos superiores, fala que “fora da caridade não há salvação”.

“O que é preciso para ser salvo. Parábola do bom Samaritano

  1. Ora, quando o filho do homem vier em sua majestade, acompanhado de todos os anjos, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações estando reunidas diante dele, separará uns dos outros, como um pastor separa as ovelhas dos bodes, e colocará as ovelhas à sua direita, e os bodes à sua esquerda.

Então o rei dirá àqueles que estarão à sua direita: Vinde, vós que fostes benditos por meu pai, possuí o reino que vos foi preparado desde o início do mundo; porque eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me deste de beber; tive necessidade de alojamento e me alojastes; estive nu e me vestistes, estive doente e me visitastes; estiveste na prisão e viestes me ver”.

Caridade e Espiritismo

O espiritismo nos ensina que a caridade é um ato que pode ser exercido de várias maneiras, por exemplo, apoio moral, ajuda espiritual, etc.  E ainda, o fato de não julgar, fazer algo para o próximo, também são exemplos de caridade.

A caridade pode ser dividida em material e moral. A primeira diz respeito ao mundo físico, que deve ser exercida com amor e desprendimento, ou seja, sem julgamentos, humilhações;

Já a moral. os espíritos superiores escreveram na questão  886, de o Livro dos Espíritos:

“benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições alheias, perdão das ofensas”.

Confira alguns tipos de caridade moral:

  • verbal: palavras consoladoras, esclarecedoras e edificantes;
  • mental: ondas mentais de prece, perdão, amor;
  • gestual: aperto de mão, abraço, carinho;
  • mediúnica: amparo tanto aos encarnados como aos desencarnados;

Caridade e Espiritismo – Confira algumas frases de Emmanuel:

“A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade para que a Terra se realize na condição do esperado Reino de Deus”.

“Caridade ensinado melhora os ouvidos. Caridade praticada aprimora os corações”.

“A obra da caridade tudo transforma em favor do bem”.

“Caridade está no sorriso de compreensão e tolerância; na palavra que tranquiliza; na gentileza para com desconhecidos; no amparo a criança; no socorro ao doente; na atenção para com quem fala; no acatamento das confidências de um amigo; no silêncio, ante os conceitos agressivos desse ou daquele adversário; e no respeito perante os hábitos e as cicatrizes do próximo.”

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

Deixe seu comentário: