QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“De nada adianta crer, se sua crença não o faz dar sequer um passo na senda do progresso.” Allan Kardec

Evangelho e Reforma Íntima

Confira algumas dicas de como lidar com as frustrações

Enviado em 6 de dezembro de 2017 | Publicado por Rádio Boa Nova

Todo mundo já passou por alguma frustração na vida. Ela é um sentimento que se desenvolve quando ficamos privados de alguma satisfação, por exemplo, um funcionário se sente frustrado porque é privado de algo, enquanto, o colega não.  

A frustração gera mal-estar, causa decorrente da falta de preparo para lidar com as decepções ou contrariedades da vida. E este mal-estar é caracterizado pelos sentimentos de baixo autoestima, mau humor, tristeza, isolamento, etc.

Segundo José Medrado, no programa Visão Social, da TV Mundo Maior, a frustração vai desde uma decepção até uma raiva incontida.

“A frustração é um afogamento, a pessoa se encheu de expectativa, de ar e de repente lhe cortam este ar”, José Medrado.

Podemos citar como exemplo também, aquela criança que tem todos os seus desejos atendidos, quando ela crescer vai se frustrar facilmente, isso ocorre porque ela não teve limite quando pequeno, os pais atenderam a todos os seus desejos e caprichos. Por isso, é importante impor limites, além de cuidar para que elas (crianças) sejam respeitados, para que assim, ele cresça consciente de sua posição e seja capaz de lidar com situações inesperadas.

E ainda, as frustrações podem gerar o orgulho, já que em algumas situações nos sentimos injustiçados.  Por exemplo, muitos pais reclamam que trabalham o dia inteiro e, por isso, quando chegam em casa falam que não vão fazer nada. Geralmente, essas pessoas são egoístas e pensam em si mesmo.

“O orgulho vos leva a julgar-vos mais do que sois; a não suportardes uma comparação que vos possa rebaixar…

…Até mesmo as impaciências, que se originam de contrariedades muitas vezes pueris, decorrem da importância que cada um liga à sua personalidade, diante da qual julgais que todos devem curvar-se. (Livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo)

Como podemos lidar com as frustrações?

  • Use a frustração como elemento de motivação, com isso, você canaliza suas forças em projetos que aperfeiçoam o espírito;
  • A frustração é um processo de adaptação;
  • Não crie expectativas. Seja sincero com o outro.

“A frustração propõe a você uma mudança, ela é importante e necessária até mesmo para a nossa formação. Ela não é para ser evitada, mas para gerar conhecimento”, José Medrado.

Assista ao programa Visão Social e saiba mais sobre o assunto:

Fonte: União Espírita de Piracicaba 

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

Deixe seu comentário: