QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Um dos aspectos notáveis da evolução espiritual humana é que todos os doentes da alma se tornam médicos por sua vez.” Bezerra de Menezes

Artigos

As Facilidades e as Mudanças no Mundo

Enviado em 24 de janeiro de 2014 | No programa: Ação Planeta | Escrito por Ana Cláudia Faccin | Publicado por Rádio Boa Nova

Olá, ouvinte e leitor deste espaço. Agradeço por estarmos compartilhando das mesmas ideias e ideais, seja pelas ondas da Rádio Boa Nova, seja pela internet.

No programa Ação Planeta do dia 24 de janeiro, falei sobre as coisas que mudam no meio ambiente com o tempo. Aliás, parafraseando Lulu Santos “Tudo muda o tempo todo no mundo”: Nosso corpo muda, nossa consciência muda, nossos gostos mudam. Com o planeta não poderia ser diferente. Ele nunca será o mesmo.

Se pararmos para fazer uma análise de tempos em tempos, tendo como exemplo as décadas, podemos perceber o quão diferente as coisas estão. Segue alguns exemplos que separei de coisas que estão se tornando cada vez mais frequente em nossas vidas, ocasionando sérias mudanças, não só de comportamento como também em nosso meio ambiente.

Rua com movimentação de caminhão e carro

Automóveis

Não dá para imaginar o mundo sem automóveis. Na cidade de São Paulo, por exemplo, em alguns casos, ele é extremamente necessário para quem precisa se locomover o dia inteiro. Justamente por existir casos como estes e por termos a facilidade na hora da compra,  estima-se que até 2025 haverá quatro vezes mais automóveis do que existe hoje. Com o aumento do número de veículos, cresce a poluição gerada pela queima de combustíveis, além da poluição sonora provocada pelo ruído dos motores.

Descartáveis

Quando vamos ao supermercado nos deparamos com aquele monte de produtos, embalados de forma bonita, colorida, que chamam nossa atenção. É claro que isso agrada algo em nós. Eu, publicitária por formação, me encanto com coisas coloridas e bem sacadas. Mas, cuidado: no momento da compra precisamos ser racionais. A nossa produção de lixo vai depender muito do que consumiremos na hora da compra. A sugestão é que você deixe as embalagens no próprio supermercado. A rede Pão de Açúcar,  por exemplo, recolhe e dá o destino correto às embalagens.

Vale frisar, apesar de você já saber, que esses materiais não se decompõem naturalmente e quando jogados em aterros sanitários ou lixões, lá permanecerão por muitos e muitos anos.

Poluição do Ar

A poluição do ar aumenta a cada dia, provocando problemas seríssimos, principalmente nas grandes cidades. A fumaça e os Cidade com grande faixa de poluição do argases que saem das fábricas e dos carros se misturam com a água existente no ar, formando ácidos. Esses ácidos descem junto com a chuva transformando-a em chuva ácida. A melhor maneira de se resolver o problema é reduzir a quantidade de poluição através de novos meios de obtenção de energia: a solar, eólica e das ondas.

Lixo

O homem está a cada dia que passa mais consumista. A produção diária de lixo já chega a mais de 1 kilo por pessoa, em média. O que fazer e onde colocar todo esse lixo é um dos maiores desafios do século. Tendo em vista o fato de que grande quantidade do que vai para o lixo pode ser reaproveitado através do processo da reciclagem, a primeira providência a ser tomada é separa lixo, de onde quer que seja: escritório, escola, residência.

Receitas de Produto de Limpeza Ecológico

Conforme prometi durante o programa, aqui estão algumas receitas bacanas de material de limpeza ecológico. Em alguns casos, irei citar o Borax e muitas pessoas me perguntam: “que é isso:”. O Borax é um composto químico de Borato de Sódio e pode ser adquirido em farmácias, principalmente de manipulação, okay? Vamos lá:

Detergente Alternativo

Pra fazer o detergente alternativo você vai precisar de um pedaço de sabão de coco neutro, dois limões e quatro colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável).

Modo de fazer:

Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões e por último, despeje o amoníaco e misture bem. Nesta receita você obterá seis littos de um detergente que limpa e não polui. Sem contar que tem um valor econômico muito menor.

Limpador de janelas e espelhos

Você vai colocar 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.

Limpador e desodorante de carpetes e tapetes

Olha aí uma dica pra você que tem carpete em casa e tapetes: Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax (você pode comprar este material nas farmácias) . Espalhe pelo carpete, deixe descansar por uma hora e aspire. Já pra uma desodorização rápida, pulverize o carpete com bicarbonato e aspire logo em seguida.

Amaciante de Roupas

Pra deixar suas roupas macias, sem maltratar o meio ambiente, adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágue.

Limpador de Banheiro

Use esponjas e escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para limpar pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Bacias devem ser limpas através da aplicação de uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe agir por algumas horas e após dê descarga. Também pode ser utilizada uma solução forte de vinagre.

Desodorante de Ambiente

Para desodorizar o ambiente pode-se utilizar uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão.

Obs.: Além de ser mais econômico, evita o aumento de doenças respiratórias e alergias.

Limpador de Pisos de cerâmica

Misture aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Após lave o piso como de costume.

Três panelas e um caneco em cima do fogãoLimpeza de Panela Queimada

Salpique com bicarbonato de sódio e umedeça. Após algumas horas, lave. O queimado sairá facilmente. Caso a comida grudar, encha a panela com água quente e duas colheres de sal ou bicarbonato. Deixe algum tempo e ligue.

 

 

Bom, espero que você tenha gostado de tudo que viu por aqui. Se surgir alguma dúvida, pode enviar seu email para ouvinte@radioboanova.com.br, aos cuidados do programa Ação Planeta.

Um beijo grande para você!

 

Fotos ilustrativas: stock.xchng, morguefile.com

Deixe seu comentário: