QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“A caridade dos Céus é fonte que não se esgota.” Auta de Souza

Artigos

Funções do Colágeno

Enviado em 24 de março de 2014 | No programa: Allegrum Vivi | Escrito por Joely Pucci | Publicado por Rádio Boa Nova

Olho Verde

O colágeno é uma proteína cuja principal função é dar sustentação às células, mantendo-as unidas. Na pele, o colágeno forma uma matriz onde se alojam várias substâncias e células, sendo essencial para a manutenção da forma e integridade do tecido, promovendo elasticidade e resistência à pele de forma geral, atuando de forma interna e externa no organismo.

Uma das principais funções do colágeno é garantir a firmeza e a elasticidade dérmica. Encontrado na pele, nos ligamentos e tendões, nos ossos, vasos sanguíneos, córnea e intestino, ele corresponde a 30% de toda proteína do corpo humano e é considerado um material de adesividade, que mantém o corpo em funcionalidade adequada.

Saiba que por volta dos 30 anos, os indivíduos começam a perder colágeno, deflagrando o processo de envelhecimento.

Essa perda, que se acentua na menopausa, atua promovendo flacidez, aparecimento de rugas, perda de densidade óssea e cartilagem, problemas articulares, enfraquecimento do cabelo e perda de elasticidade da pele.

Deficiência de estrogênio

Além de perder colágeno num ritmo muito mais rápido que os homens, é sempre bom lembrar que as mulheres apresentam uma quantidade menor desta proteína no corpo, comparativamente aos homens. E para complicar, a deficiência de estrogênio que ocorre no sexo feminino por volta dos 45-50 anos (entrada na menopausa) faz com que haja uma diminuição da quantidade de fibroblastos, células responsáveis pela produção do colágeno, que junto com a elastina, compõem a trama de sustentação da pele.

Toda essa mudança provoca a redução do fluxo de sangue pelos vasos e leva a uma menor capacidade de retenção de água pelas células, além de desacelerar a atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas, que produzem a oleosidade que protege a pele como um filtro natural. Sem a mesma irrigação e hidratação a pele fica seca, enrugada e flácida, quebradiça e fina, muito mais sensível a escoriações e aos efeitos da exposição solar.

Pequenos cortes levarão tempo para cicatrizar e as manchas irão proliferar com rapidez.

Estima-se que com a menopausa haja uma perda média anual de 2% de colágeno.

A velocidade do processo vai depender da presença de fatores de risco como: excesso de radicais livres circulantes no corpo, excesso de metais pesados, toxinas residuais e lixo orgânico não eliminado pelo organismo, alimentação inflamatória, dietas prolongadas sem reposição adequada de suplementação orientada, ingestão reduzida de água, tabagismo, sedentarismo, exposição prolongada ao sol e até intoxicações mentais perenes.

Sabe-se que o corpo humano tem o poder de lutar com estas toxinas, altos níveis de toxinas podem levar a vários distúrbios metabólicos como inflamações contínuas com liberações de citocinas e prostaglandinas inflamatórias, obesidade e envelhecimento precoce interno e externamente.

Quando os níveis de toxinas residuais atingirem níveis circulantes elevados no organismo, o que se verifica através de acúmulo de gorduras localizadas, retenção hídrica, inchaços dolorosos, visão turva, dores articulares e algias generalizadas, chegou a hora de DESINTOXICAR, LIMPAR E FAXINAR o organismo. Colocar em alinhamento o metabolismo funcional. Seu fígado, rins e intestino agradecem…

Desintoxicação é um processo através do qual as toxinas prejudiciais e resíduos do metabolismo orgânico são eliminadas do corpo, de modo a levar ao bem-estar geral, à regeneração tecidual, à remodelação dérmica, à capacitação das células produtoras de colágeno a cumprirem sua tarefa de síntese de forma adequada e o tão famoso rejuvenescimento ressurgir, aparecerá a olhos nus.

Desintoxicar é uma atitude saudável e extremamente necessária para o organismo!

Lembre-se disso!!!

Melhor idade de compreensão de processos fisiológicos, melhor idade de atuação plena, melhor idade para a conscientização de ser saudável e ter saúde DESINTOXIQUE-SE!!! NUTRA-SE!!!

Rejuvenesça!!!

Suplemente sua melhor idade e aproveite!

 

Foto ilustrativa: morguefile.com

Deixe seu comentário: