QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“O mundo é a oficina. O corpo é a ferramenta. O dever a executar é a missão a cumprir.” Emmanuel

Jornal nova era

Cientistas descobriram a melhor maneira de pedir desculpas

Enviado em 16 de junho de 2016 | Publicado por Juliana Chagas

casal se abraçandoMuitos acreditam que pedir desculpa é um desafio, já que exige uma certa humildade de admitir o erro e quando esta etapa é superada, nem sempre as desculpas soam honestas e não é garantido que a outra pessoa realmente aceite.

E buscando contornar esses desconfortos, um grupo da Ohio State University descobriu a receita para o pedido de desculpas perfeito.

De acordo com o estudo, pedidos de desculpas podem ser uma ferramenta poderosa de reconciliação. Os pesquisadores identificaram seis “ingredientes” para um pedido perfeito, são eles:

  • expressar arrependimento;
  • explicar o que houve de errado;
  • admitir a responsabilidade;
  • uma declaração de arrependimento;
  • oferecer ajuda para reparar a situação;
  • um pedido de perdão

Os pesquisadores apresentaram uma situação a 755 voluntários: um cenário hipotético em que um potencial candidato a um trabalho admite que fez algo errado em seu antigo trabalho durante uma entrevista de emprego. O potencial funcionário, então, pede desculpas por suas ações.

Os voluntários ouviram uma grande quantidade de pedidos de desculpas nesse cenário e tiveram que fazer um ranking de desculpas, da mais convincente à menos.

Enquanto algumas das desculpas usaram todos os ingredientes, outras só usaram uma ou algumas. Dois dos “ingredientes de desculpas” funcionaram melhor que os outros: admitir que havia errado e oferecer uma forma de consertar o problema.

As desculpas menos efetivas foram aquelas que apenas pediam perdão.

Para o coordenador da pesquisa Roy Lewicki; “desculpas podem parecer baratas. Mas ao dizer ‘eu vou consertar o que está errado’, você se compromete a agir para desfazer o prejuízo.

Fonte – Revista Galileu

Fonte Imagens: freeimages.com

Deixe seu comentário: