QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Em matéria de felicidade só se possui aquela que se dá.” Emmanuel

Artigos

“Não Somos Suprassumos”

Enviado em 9 de janeiro de 2018 | Escrito por Eliete Ribeiro | Publicado por Rádio Boa Nova

Achei super interessante esta expressão “Não somos suprassumos”, que segundo o dicionário quer dizer “O ponto ou o grau mais alto”. É o velho ditado que quer dizer “se acha o dono da cocada preta”. É aquele que se acha acima do bem e do mal.

Para que tanta arrogância, onde vai se chegar com tamanha prepotência? Sim, é importante que tenhamos autoestima, autoconhecimento, mas a arrogância, não se faz necessária. Não deve fazer parte desta lista de adjetivos.

Em um mundo que não chegamos a lugar nenhum sozinhos. Precisamos o tempo todo de alguém. Ninguém é autossuficente o bastante que não precise do outro para nada.

Sabemos que conhecer, estudar, se aprimorar nunca é demais. Mas não podemos fazer disto, este excesso de conhecimento para pisar, humilhar ou se aproveitar do próximo.

É importante saber que não somos insubstituíveis. Muitos acreditam por ter um cargo de destaque podem humilhar, é necessário ter em mente que você está nesta função, mas você não é este cargo. O ser humano é muito mais que isto.

Há um tempo atrás, um professor relatou uma história que havia vivenciado. Ele se lembrou de um episódio, que quando lecionava numa faculdade nos Estados Unidos, havia um jovenzinho que era monitor no corredor. E que muitos professores o tratavam mal. Mas este, que contava a história, jamais destratou o jovenzinho. E alguns anos depois, qual não foi a surpresa deste professor, que encontrou aquele jovenzinho que realizava este trabalho de monitor nos Estados Unidos, atuando como reitor da universidade que ele estava lecionando. E ele prontamente pensou:

“Já pensou se eu tivesse maltratado ele lá atrás, com certeza não teria sido escolhido para lecionar na universidade na qual ele hoje como reitor, tem o poder nas mãos de escolher o corpo de docentes.

Não que você deva tratar o próximo bem, só para ter benefícios e não ser penalizado ou mesmo para que você seja reconhecido como aquele: “você viu, o que ele fez”?

 

“Fazer o bem sem ostentação é um grande mérito; ocultar a mão que dá é ainda mais meritório; é o sinal incontestável de uma grande superioridade moral; porque para ver as coisas de mais alto que o vulgo, é preciso fazer abstração da vida presente e se identificar com a vida futura; é preciso, numa palavra, colocar-se acima da humanidade para renunciar à satisfação que proporciona o testemunho dos homens e esperar a aprovação de Deus. Aquele que estima a aprovação dos homens mais do que a de Deus, prova que tem mais fé nos homens do que em Deus, e que a vida presente é mais, para ele, do que a vida futura, ou mesmo que não crê na vida futura; se diz o contrário, age como se não cresse no que diz”. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec)

Não ser suprassumo é algo que você deve trazer como lema para sua vida. Não é preciso ser coitado, mas nem tanto lá, nem tanto cá. Outra dica importante é quando desconhecer sobre algum conteúdo você tenha humildade em dizer que não sabe e perguntar para aprender.

 

Deixe seu comentário: