QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“A lei de Deus está escrita na consciência.” O Livro dos Espíritos - abril/1857

Nossa história

O início

Em 1949 começou o trabalho do Centro Espírita Nosso Lar, no bairro de Santana, na cidade de São Paulo. Depois de alguns anos, em 1958, guiados por uma orientação espiritual, deu-se início ao atendimento às crianças portadoras de deficiência intelectual e física. Dentro desta proposta, a equipe de trabalho chegou à conclusão que além de tratar e cuidar de pessoas com deficiência, teriam que ir direto à causa. Sendo assim, a melhor maneira era a comunicação, levando conhecimentos doutrinários para as pessoas, como uma forma de prevenção.

 

Pelos telhados – emissora de rádio

Rádio Difusora de Guarulhos

Em 1963,  a Rádio Clube de Sorocaba é adquirida. No ano seguinte, 1964, a Rádio Difusora, na cidade de Guarulhos, São Paulo também passou a fazer parte do projeto. Mas foi apenas no ano de 1975 que viria a ser chamada Rádio Boa Nova Ltda.

 

Gastão de Lima Neto

Sr. Gastão de Lima Neto


Osmar Marsili

Sr. Osmar Marsili

 

É importante dizer das dificuldades que os iniciadores deste projeto tiveram; de início quase não deu certo, mas Osmar Marsili rapidamente reuniu um grupo de conselheiros que juntos deram novos rumos nos trabalhos. Foi então, que em julho de 1980, o grupo visitou Chico Xavier em Uberaba, que fortaleceu o ideal dessas pessoas, dizendo que os ensinamentos da Doutrina deveria chegar pelos telhados. Naquele momento, o grupo teve certeza que estavam trilhando no caminho certo.

 

O médium Chico Xavier fala sobre a importância da sustentação da emissora, concluindo: “Essas emissoras são os corações da cultura brasileira”. Ouça:

Fundação Espírita André Luiz

1990 foi um ano de extrema importância com relação aos trabalhos de divulgação da Doutrina Espírita. No mês de dezembro foi fundada a Fundação Espírita André Luiz com a proposta de focar o trabalho na divulgação da Doutrina Espírita por meio de livros, programa de rádios, TV e Internet.

 

Logo FEAL - Fundação Espírita André Luiz

Aumento de Potência – 1995

Aumento de potência da Rádio Boa Nova

A emissora continuava seu trabalho, sempre com muita dedicação dos voluntários e colaboradores, apesar do pequeno alcance da transmissão. Mas em 1995,  ocorreu o primeiro aumento de potência, passando a ter 5.000 watts, deixando de ser uma emissora local e abrangendo São Paulo. Mas, ainda assim, estávamos em constante crescimento.

Primeira Rede de Rádio Espírita

Em janeiro de 2000 foi implantada a primeira rede de rádio espírita a utilizar os sistemas mais avançados de comunicação eletrônica, o que facilitou o acesso a pontos remotos do Brasil e parte do continente latino americano, com padrão de qualidade superior.

Inauguração da antena parabólica da Rádio Boa Nova

Transmissões pela Parabólica

Depois deste avanço significativo, estava muito mais fácil chegar a lugares diferentes. Poder levar para às pessoas o que estava acontecendo em lugares diferentes do país e do mundo passou a ser um grande objetivo. E foi assim que ocorreu. O primeiro congresso a ser transmitido ao vivo para todo o Brasil pela antena parabólica, pelo Canal do Boi, foi o Congresso Brasil Portugal, uma parte das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, em março de 2000. Desde então, a Rádio Boa Nova, todos os anos faz coberturas de grandes e importantes eventos espíritas.

Cartaz da Conferência Espírita Brasil Portugal

 

 

Clube Amigos da Boa Nova – Início 24/07/2000

Os ouvintes da Rádio Boa Nova sempre foram peças chaves para a continuidade do nosso trabalho. Em todos os momentos, foram eles que incentivaram, corresponderam às nossas expectativas e serviram de base para o rumo a seguir. Pensando nisso, foi criado o Clube do Ouvinte, o qual mudou de nome anos depois, para Clube Amigos da Boa Nova.

Clube do ouvinte da Rádio Boa Nova

Boa Nova para o mundo a partir de 2001

Internet

O ano de 2001 foi bastante significativo com a questão de avanços tecnológicos. A Internet impactou todo o universo da comunicação contribuindo com mudanças significativas no âmbito de alcance. Sendo assim, desde 2001 a RBN também é transmitida pela Internet, atingindo ouvintes brasileiros que moram em vários lugares do mundo, que procuram por ensinamentos espíritas e uma programação diferenciada, pois em muitos lugares o espiritismo não foi disseminado.

Conheça mais a respeito do impacto da Internet na comunicação:

Boa Nova na TV – julho 2003

Televisão

Mesmo com tanto trabalho por fazer,  o próximo – e ousado – passo ainda estava a ser dado: pelo conteúdo e empenho de vários colaboradores, foi possível fazer a primeira transmissão pela televisão. Foi em julho de 2003 que foi ao ar o primeiro programa Boa Nova na TV, o que daria início aos trabalhos da TV Mundo Maior.

Parabólica Digital – janeiro 2006

Outro passo de extrema importância para a divulgação da Doutrina Espírita foi dado em 2006 pela Fundação Espírita André Luiz. A aquisição de espaço no Satélite C2 para transmissões em parabólica digital que ampliou o alcance da cobertura da Rede Boa Nova de Rádio e também da TV Mundo Maior.

Inauguração da parabólica digital na Rádio Boa Nova

 

Hoje

AM 1450 – Rádio Boa Nova Grande São Paulo

AM 1080 – Rádio Boa Nova Sorocaba e Região Noroeste

AM 1160 – Rádio Mococa/SP e algumas cidades de Minas Gerais

AM 870 – Rádio Cidade Bahia e Pernambuco

AM 720 – Rádio Cruzeiro RC Vale algumas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

FM 92,1 – Santo Tomé/Argentina e algumas cidades do Rio Grande do Sul

FM 97,5 – Rádio Nueva Era em Puente Kirrá – Paraguai

Parabólica Analógica

Parabólica Digital

Iphone

Tablets com Android