QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Mediunidade é a faculdade humana, natural qual se estabelecem as relações entre homens e espíritos.” Centenário de J. Herculano Pires

Artigos

O Caminho de Volta: Compartilhando o Espiritismo

Enviado em 2 de outubro de 2017 | No programa: Juventude Maior | Escrito por Julio Sena | Publicado por Rádio Boa Nova

O Caminho de volta

O Caminho de volta

O que você faz quando aprende algo novo?

E quando esse conhecimento é de grande importância para a humanidade?

Guardar com você ou compartilhar com o mundo? Eis a questão!

É sobre que isso que este artigo vai falar hoje. O momento da sua Jornada Espírita em que você começa a compartilhar o Espiritismo com as pessoas ao seu redor.

Mas antes de fazer isso, é preciso se atentar para alguns pontos. Por isso preparei 3 dicas para você dividir o que aprendeu no Espiritismo. A 2ª dica é a mais impactante!

 

Compartilhar é doutrinar?

Antes de falarmos sobre as dicas, vamos refletir sobre o que verdadeiramente é “compartilhar”.

Quando dividimos algo, estamos compartilhando. E podemos dividir muitas coisas. Conhecimentos, alegrias, tristezas, e muito mais.

Portanto, compartilhar não é doutrinar! Quando eu digo “doutrinar” me refiro às pessoas que buscam de todas as maneiras forçarem outras a aceitarem seu pensamento. Mais que isso: são aquelas pessoas que insistem em uma ideia e não se abrem para ouvir o outro!

Falar é importante, mas ouvir é ainda mais. Então praticar a escuta, mesmo que seja à ideias contrárias às suas, também é um ato de caridade.

 

3 Maneiras de Compartilhar o Espiritismo

“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.” (Esopo)

Depois de passar por tantos desafios na Jornada do Espírita, chegou a hora de fazer o caminho de volta desta aventura. Esse caminho ainda será de difíceis obstáculos, mas você agora tem muito mais preparo do que quando começou!

Chegou a hora de compartilhar aquilo que encontrou durante a estrada de aprendizados. E para isso, trago 3 maneiras de compartilhar o Espiritismo com o mundo:

  1. CRIE UM GRUPO DE ESTUDOS: Essa dica é bastante conhecida no movimento espírita. Desde o início da codificação de Kardec, grupos de pessoas se reuniam para estudar temas em comum. O complemento a esta dica é focar em um grupo pequeno, onde haja uma troca de ideias mais intensa e produtiva. Você pode inclusive criar mais de um grupo, com diferentes pessoas! Com certeza aprenderá muito mais com essa interação maior.
  2. USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR: A tecnologia é a grande aliada do momento em nossas vidas. Você pode compartilhar conhecimentos no Facebook, Instagram, YouTube e até mesmo pelo WhatsApp! Seja criando grupos que tenham interesse em conhecer mais sobre o assunto, ou simplesmente criando conteúdos que podem ser divulgados nas redes sociais. Aproveitar a tecnologia para divulgar o Espiritismo é a grande tendência do momento!
  3. TENHA HUMILDADE: Saber um pouco mais sobre determinado assunto não te faz superior aos outros. Então é muito importante que todo conhecimento compartilhado seja feito com humildade, deixando espaço para que as outras pessoas também possam agregar na conversa. Quando você se abre para aprender enquanto ensina, faz com que as pessoas se conectem e gerem ainda mais empatia com as suas palavras!

 

A Jornada está perto do fim!

Nesta etapa da Jornada do Espírita você já está trilhando o caminho de volta para o Mundo Comum, aquele em que ainda não havia Espiritismo em sua vida.

Que aprendizados você adquiriu no caminho? Quais experiências foram mais marcantes? Que acontecimentos transformaram a forma como você enxerga o mundo?

Muitas perguntas foram respondidas e muitas novas surgiram. Continue comigo nessa jornada e em breve chegaremos ao final dela.

Adorariar receber seu comentário aqui embaixo. Compartilhe comigo o que você mais gostou neste artigo.

Te espero no próximo artigo! Obrigado por ter chego até aqui.

 

Se você ainda não leu os outros artigos da Jornada do Espírita, clique nos links abaixo:

Clique aqui para ler o artigo A Jornada do Espírita

Clique aqui para ler o artigo #1 – O Mundo Comum: A vida antes do Espiritismo

Clique aqui para ler o artigo #2 – Chamado à Aventura: Conhecer o Espiristismo

Clique aqui para ler o artigo #3 – Recusa ao Chamado: Os mistérios do Espiritismo

Clique aqui para ler o artigo #4 – Encontro com o Mentor: O seu guia no Espiritismo

Clique aqui para ler o artigo #5 – Travessia do Primeiro Limiar: Os primeiros passos no Espiritismo

Clique aqui para ler o artigo #6 – Provas Aliados e Inimigos: O desafio de ser espírita

Clique aqui para ler o artigo #7 – Aproximação da Caverna Secreta: Se aprofundando no Espiritismo

Clique aqui para ler o artigo #8 – Provação: O Espiritismo na prática

Clique aqui para ler o artigo #9 – Recompensa: Os benefícios de ser espírita

Deixe seu comentário: