QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“A caridade dos Céus é fonte que não se esgota.” Auta de Souza

Artigos

O câncer em crianças e adolescentes

Enviado em 25 de novembro de 2015 | No programa: Juventude Maior | Escrito por | Publicado por Juliana Chagas

Médica injetando remédio em criança com câncerO câncer é uma doença que assusta, quando ela acomete crianças e adolescentes o assunto parece mais assustador, mas o objetivo desse texto é descomplicar e mostrar que a doença pode e tem muitas chances de cura!

A medicina avançou bastante e o tratamento não é o mesmo do que há 15 anos. A tecnologia e o avanço de pesquisas trouxeram esperança e qualidade de vida para os pacientes. Em torno de 70% das crianças acometidas pelo câncer podem ser curadas se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados.

No último programa (21/11) a pauta foi sobre o dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil, que é comemorado em 23 de novembro. Tivemos a presença da jovem Bruna Thiago (20 anos), que contou a sua experiência com a doença. Com apenas 14 anos Bruna foi diagnóstica com um câncer na mandíbula, a doença era maligna e a jovem passou por todo o tratamento dolorido de quimioterapia e radioterapia.

Os momentos pelo qual a jovem e sua família passaram foram desafiadores. Ficou nítida a importância da base familiar neste momento. O amor e a esperança são agentes importantíssimos no tratamento, que por mais doloroso sejam as reações físicas, sabemos da importância do equilíbrio emocional de todos.

Questionamos a razão de crianças e adolescentes sofrerem com uma doença tão triste e cruel, por vezes parece injusto, mas a Doutrina Espírita nos esclarece que nada é por acaso e que as doenças são oportunidades benditas de resgatarmos débitos e de evoluirmos. Ninguém carrega uma cruz que não seja capacitado a carregar, nenhuma folha cai do céu sem que O Regente do universo saiba.

Que possamos ter fé e esperança e compreendermos de que Deus nos quer sorrindo, felizes e sempre no melhor caminho, Ele não é um Pai severo e malvado, Ele é justo e bom.

 

Foto ilustrativa: http://blog.pesquisasaude.com/

Deixe seu comentário: