QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Um dos aspectos notáveis da evolução espiritual humana é que todos os doentes da alma se tornam médicos por sua vez.” Bezerra de Menezes

Artigos

O Jovem e as Relações Sociais

Enviado em 29 de janeiro de 2014 | No programa: Juventude Maior | Escrito por | Publicado por Rádio Boa Nova

 Duas adolescentes sentadas no campo rindo

Ao imaginar os constantes desafios da vida em sociedade normalmente pensamos na figura de uma pessoa adulta em uma discussão, ou trabalhando no escritório com chefes e colegas de trabalho difíceis.  Mas calma aí, apenas os adultos tem desafios na vida em sociedade?

A resposta vem em seguida: Não. Todo e qualquer ser humano que não seja um completo eremita isolado no meio de um deserto ou montanha vive em sociedade, e enfrenta uma série de desafios constantes decorrentes do combate entre egos conflitantes com opiniões e pontos de vista diferentes.

Ok, agora de uma forma mais direta: A vida social é repleta de dificuldades, (algumas criadas por nós mesmos) devido ao fato de que nenhum ser humano é igual ao outro e, só às vezes, muito raramente, existem desavenças por conta de tais diferenças. (Quem sabe num futuro próximo, isso poderá acontecer, mas o fato é que hoje os conflitos são extremamente frequentes.)

A vida em sociedade do jovem

A sociedade do jovem faz parte do ambiente de seu microcosmo, e é formada por este. Podem ser os amigos da rua, da escola, do cursinho, a turma do final de semana. Acrescente a isso, os professores, os pais e parentes, o dono da padaria, o cantineiro e o pessoal das lanchonetes. Não se esquecendo do cobrador do ônibus, o motorista que nunca para no ponto, o porteiro do prédio. Ok, eu acho que já deu pra ter uma idéia né?

Embora as pessoas que consideramos importantes sejam parte de nosso convívio direto, outras pessoas que nos rodeiam também. Estar apenas no mesmo lugar que outra pessoa, porém não demonstra afinidade com esta, já que todos têm valores, crenças e personalidades tão diferentes. Daí os desafios de viver em sociedade.

Mas e para o jovem, como são tais desafios?

Pelo próprio dinamismo de um corpo em desenvolvimento e de uma mente fervilhante de idéias, o jovem enfrenta desafios a todo o momento. Mesmo.  Desde a violência urbana, problemas na escola ou no namoro, brigas e separações dos pais, até inquietações sobre profissão, vestibular e estudo. Mas estas três últimas citadas não são de caráter interno? Sim, mas através da angústia criada sobre essas questões ocorrem problemas no contato social. São difíceis de lidar, mas tem solução.

Solução?                                              

A palavra solução por si só indicaria que tudo estaria resolvido com um passe de mágica certo?

Apresento-lhes duas palavras que muitas vezes podem realizar esse passe de mágica:

Paciência e Compreensão

Só isso? É. Só isso.

Uma das reclamações mais constantes da maioria dos jovens é ser incompreendidos, sejam pelos pais, amigos, professores ou qualquer outra pessoa ao nosso redor. Por que não poderíamos então dar essa compreensão, nem que seja pra servir de exemplo para os que não nos compreendem? E a paciência? Para com os outros, para com as situações e acima de tudo para com nós mesmos.

Muitas vezes queremos que tudo dê certo de primeira, quando sabemos que não é possível acertar todas às vezes. É preciso paciência para manter a cabeça fria e tentar de novo.

Ficam aí as palavras, que acredito eu, podem ajudar tanto os mais novos quanto os mais velhos.

 

Foto ilustrativa: morguefile.com

Deixe seu comentário: