QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“A caridade dos Céus é fonte que não se esgota.” Auta de Souza

Artigos

O Mundo Comum: A vida antes do Espiritismo

Enviado em 16 de maio de 2017 | No programa: Juventude Maior | Escrito por Julio Sena | Publicado por Rádio Boa Nova

A vida antes do Espiritismo

 

No primeiro texto da Jornada do Espírita nós tivemos contato com as 12 etapas da Jornada do Herói. Agora chegou a hora de dar os primeiros passos, partindo do Mundo Comum, a vida antes do Espiritismo, para o Mundo Especial!

O Mundo Comum é o início de sua jornada. Ele pode ser o momento em que você ainda não teve contato com a Doutrina Espírita. Conceitos como reencarnação, mediunidade, plano espiritual ainda são abstratos em sua vida.

Para os que já conhecem o Espiritismo, esse pode ser o momento em que apenas o conhecimento não basta. É preciso agir, mudar, evoluir. Falar de reforma íntima já começa a se tornar clichê. Você percebe que é preciso colocar em prática tudo aquilo que ouve há tantos anos.

O Mundo Comum é onde está nossa primeira inquietação. A partir deste ponto temos um desafio a ser solucionado!

Os desafios da vida cotidiana

“O início é, sem dúvida, um momento delicado”. (Cristopher Vogler, A Jornada do Escritor, 2006)

Qual seu desafio atual? De qual situação você quer se ver livre? Existe algo que te incomoda neste momento? Pense por um instante nessas perguntas. Aqui temos nosso ponto de partida. A vida antes do Espiritismo é o momento em que ainda não encontramos as respostas que tanto buscamos.

Você sabe que sua vida poderia estar melhor, mais plena e feliz se solucionasse essa questão que gera inquietude. Seu Mundo Comum começou a se tornar incômodo e você busca a solução, mas não encontra.

Calma! Estamos dando os primeiros passos nesta jornada. Daqui pra frente teremos diversas etapas para superar e faremos isso de maneira equilibrada.

O comprometimento com você

“Os problemas e conflitos do herói já estão presentes no Mundo Comum, esperando serem deflagrados.” (Cristopher Vogler, A Jornada do Escritor, 2006)

Ter consciência sobre como você se sente em relação à sua vida já é um grande passo. Somos seres emocionais, afetados pelas situações à nossa volta e sujeitos a acertos e erros. Se você vive este momento de busca de solução para sua dificuldade, sinta a gratidão de ter chegado até aqui.

Por muito tempo arrastamos situações desagradáveis para baixo do tapete. Escondemos nossos sentimentos, nossas frustrações e sabotamos nossa própria evolução.

Saber encarar de frente essas situações exige fé e ação, e é sobre isto que falaremos nos próximos artigos. Seguiremos juntos em cada etapa, para que os passos sejam dados com segurança.

Se você se compromete a ser uma pessoa melhor daqui pra frente, eu me comprometo a estar com você e te apoiar!

Como lidar com a vida antes do Espiritismo

Se você chegou até aqui, parabéns! Seu interesse pela melhoria de sua vida é com certeza o ponto mais importante neste momento. Abaixo compartilho 3 dicas para você começar a trilhar sua jornada:

Tudo passa

Tudo o que acontece em nossa vida é passageiro. Aquela dificuldade que parecia não ter fim, um dia se dissipa. As alegrias também passam em algum momento. Isso nos faz refletir sobre a importância de saber viver cada situação intensamente e com o foco no presente

“Dias de tristeza… Dias de felicidade… São lições necessárias que, na Terra, passam, deixando no espírito imortal as experiências acumuladas.” (Tudo Passa, mensagem de Chico Xavier pelo espírito Emmanuel)

Se abra para o novo

Existe um mundo novo e desconhecido, que pode trazer soluções para seus problemas. Você terá acesso a ele quando abrir sua mente e seu coração para as novas experiências. Deixando os velhos hábitos para trás, você se coloca à disposição das mudanças. E essas mudanças vem como uma onda, assim como na música O Mar, da banda Cartas de Bordeaux:

“E o novo sempre virá, com a beleza e a fúria do mar.
Levando tudo que não for pra ficar.
Abre espaço que a onda, que a onda vai passar.” (Giga Oliveira, Cartas de Bordeaux)

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=63SoKUXL828′]

Acredite em você

Acredite no seu potencial! Você faz parte da criação divina e portanto tem tudo que necessita dentro de você. “Vós sois Deuses”, disse Jesus. E se ele disse, quem somos nós para discordar?! Aceite-se como é, sabendo que pode se tornar alguém melhor a cada dia. Se você tem dificuldades em acreditar em si mesmo, faça o seguinte: liste pelo menos 3 conquistas que já realizou na vida. Lembre-se delas como se fosse hoje e perceba quanto de potencial há em você! Agora é só colocar essa emoção em ação, acreditando que você é capaz de tudo!

“O sol está dentro de cada um. Sorrir e acreditar em sí é o caminho para alcançar a luz e o brilho que irradia da própria existência e acalenta a crença em nós mesmos.” (Victor Hugo)

Adoraria saber sua opinião!

Deixe seu comentário logo abaixo e comente o que você mais gostou neste artigo. Também pode dividir conosco como está sendo sua jornada até agora. Nossa troca de ideias com certeza será de grande valor!

No próximo artigo falaremos sobre O Chamado à Aventura. Seu objetivo começará a ficar ainda mais claro e entrar na jornada será quase inevitável.

Deixe seu comentário: