QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Um dos aspectos notáveis da evolução espiritual humana é que todos os doentes da alma se tornam médicos por sua vez.” Bezerra de Menezes

Artigos

Ontem, hoje e amanhã…

Enviado em 23 de setembro de 2014 | No programa: | Escrito por José Augusto Pinheiro | Publicado por Rádio Boa Nova

Jacques Miranda

Jacques Miranda ministra palestra no Salão do Livro de Guarulhos no dia 20 de setembro de 2014

Eu adoro assistir a palestras. Sempre é possível aprender muito em algumas dezenas de minutos. É como se alguém resumisse em uma mensagem tudo o que pôde pesquisar em horas e horas de trabalho. É mais fácil aprender do que ensinar, é a minha percepção sobre o contexto das exposições de idéias.

Na semana passada, eu pude observar como os conceitos de passado, presente e futuro estiveram presentes no 4º Salão do Livro de Guarulhos. O meu tema foi o Tempo Presente; Sílvio Ribeiro, grande historiador da cidade, tratou dos 50 anos em que a nossa cidade foi servida pelo Trem da Cantareira – linha desativada em maio de 1965.

O professor Jacques Miranda, por sua vez, ofereceu as suas 20 dicas definitivas para a administração do tempo. Seguindo fielmente a proposta dele, nós aproveitaremos melhor o momento que estamos vivendo, plantando sementes agora para colhermos tempo para a nossa qualidade de vida futura.

Voltemos no tempo… Silvio Ribeiro disse que nunca ficou clara a razão que levou o governo do Estado a interromper o fluxo de viagens de trens em Guarulhos. Tudo começou, afirmou o historiador, com uma linha férrea que visava a transportar os materiais necessários para a construção de reservatório de água na Serra da Cantareira. Esta última parte lhe parece familiar?

O tempo passou, e o objetivo inicial foi atingido. A seguir, pessoas começaram a ser transportadas. Um dia, o trem virou peça de museu.

No presente, nós devemos aproveitar cada instante para desenvolvermos o nosso melhor trabalho. Sempre pensando na forte analogia que a vida no campo tem com relação ao nosso dia a dia: plante boas sementes e colha ótimos frutos. A lei é infalível!

Quanto ao futuro, Jacques Miranda tratou de expor as dicas contidas em seu livro sobre Administração do Tempo – uma verdadeira arte dos novos tempos. Utilizar com sabedoria o bem mais escasso de que dispomos (hoje, empatado com a água potável), é um desafio e tanto. Uma dica importante: valorize os fatores mais importantes de sua vida, começando por sua família.

E é pensando na minha família, especialmente no futuro do meu menino de 11 anos, que eu quero concluir tratando do porvir. No dia 05 de outubro, nós, brasileiros, iremos escolher os nossos representantes na Presidência da República, no Senado, na Câmara dos Deputados, Governo do Estado e Assembléia Legislativa. A missão é nobre.

Vale a pena nós dedicarmos a nossa melhor atenção a esse assunto, pesquisando sobre o passado de nossos candidatos, ouvindo com atenção o que eles estão dizendo (ou falando) no presente e perguntando quais os planos que eles pretendem implementar caso sejam eleitos. O meu, o seu e o nosso futuro dependem do sagrado direito ao voto. Sabedoria!

Deixe seu comentário: