QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“A caridade dos Céus é fonte que não se esgota.” Auta de Souza

Artigos

Os Animais e Comemorações

Enviado em 23 de junho de 2014 | No programa: Nossos Irmãos Animais | Escrito por | Publicado por Rádio Boa Nova

A copa do mundo está aí, e não custa nada reforçarmos as dicas para que seu animalzinho passe bem por esse período cachorro com bola de futebolagitado. Essas dicas servem para o Natal, final de ano e outras datas comemorativa.

Lembramos que o barulho dos fogos e gritos podem assustar e amedrontar seu amiguinho, tome cuidados especiais para que ele sofra o mínimo possível. Brinque, afague e distraia seu mascote na hora do barulho dos fogos, para que ele entenda que aquele barulho não indica uma situação de perigo.

Para os mais sensíveis podemos aumentar o volume da televisão, segurar uma toalha em volta de suas orelhas ou mesmo colocar algodão em seus ouvidos, se tivermos a certeza de conseguir retirar todo ele depois dos jogos, sem deixar nenhum fiapo que pode causar dor e infecção.

Muitas vezes é melhor deixar o animal solto no chão para que possa se esconder e se sentir protegido. Tome cuidado, pois o barulho dos fogos pode deixar o animal agressivo, provocando ataques em seu tutor, outras pessoas e animais. Ainda devemos tomar cuidado para que o animal não fuja, ou se machuque tentando se esconder.

São muitos os casos de ferimentos, enforcamentos, quedas e fugas nessas situações.

Animais que já apresentam problemas respiratórios, cardíacos, ou do sistema nervoso devem passar por consulta previa com o veterinário para que este passe os cuidados e medicamentos indicados para minimizar o “susto” com os fogos. Devemos ainda tomar cuidado com os petiscos que comemos durante os jogos.

Muitos tutores insistem em dividir suas comidas e bebidas com os animais causando desarranjos digestivos como vômitos e diarreia. Salgadinhos, embutidos, doces, churrasco, bebidas alcoólicas e outras guloseimas podem intoxicar seu amiguinho.

Procure também tomar cuidado com as comemorações, gritos, gestos rápidos e exagerados podem dar a impressão de violência podendo assustar ou causar reações agressivas de seus amigos.

Uma última dica: se você quer demonstrar seu patriotismo e torcida através de seu tutelado, tome cuidado. Muitos acessórios, mesmo que muito bonitos e chamativos, são descabidos e acabam fazendo mal ao animal.

Cuidado com elásticos, fitas, barbantes e peças pequenas que podem se desprender dos enfeites e o animal pode engolir. Muitas vezes essas peças e principalmente fios, elásticos e barbantes podem cortar ou perfurar estômago e intestino.

Cuidado também com tintas, se você quer deixar seu amiguinho; “verde e amarelo”; só use tintas próprias para animais que existem e são vendidas em Pet Shops, pois as outras podem causar intoxicação, alergias e problemas de pele.

Para os animais de estimação, pouco importa se nosso time é campeão ou não, o que importa para eles é ver seus tutores felizes e compartilhar essa alegria com eles!

 

Foto ilustrativa: alinenacopa2014.blogspot.com

Deixe seu comentário: