QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Um dos aspectos notáveis da evolução espiritual humana é que todos os doentes da alma se tornam médicos por sua vez.” Bezerra de Menezes

Artigos

Para crescer espiritualmente

Enviado em 24 de maio de 2017 | Escrito por Antonio Carlos Tarquinio | Publicado por Rádio Boa Nova

Se parássemos, de quando em vez, para pensar um pouco, logo notaríamos que a questão da conquista da paz é no mínimo intrigante.

Porque, no fundo, não há quem não deseje tê-la, possuí-la no campo de si mesmo. Entretanto, na práxis diária, ao invés de criar condições para que a paz nos habite o mundo íntimo – passamos o tempo a semear, sistematicamente, inquietações pela vida afora.

Nem sempre conseguimos discernir que a serenidade interior não costuma conviver na mesma casa onde, ao mesmo tempo, se nutre ódio mordaz contra os vizinhos.

Tampouco, comungar com atrasos constantes que transformam as pessoas em condutores alucinados num trânsito, já por si, caótico.

Na verdade, ainda existe tremenda dificuldade em se compreender que a pacificação interna se constitui num processo, num procedimento, num labor, num trabalho braçal da criatura que tem de ser assumido por ela própria no caminho da vida, com plena dedicação e entrega – sem a qual o assenhoreamento da harmonia interior – não passará de um projeto fadado ao fracasso.

Para crescer espiritualmente temos, necessariamente, de desadormecer, de sair da passividade, da apatia, da pasmeira, abandonando a prática de esperar por manjares do céu sem a contribuição de nosso esforço pessoal para que as coisas aconteçam – nos compromissando com a tarefa intransferível do fazimento próprio.

Pois, a paz pode passar a residir hoje mesmo em nosso campo íntimo. Basta lhe ofereçamos o refúgio da compreensão e isso, depende unicamente de nós. (Trecho tirado do livro Paz, de Francisco C. Xavier, pelo espírito de Emmanuel, lição: Paz em nós)

Antonio Carlos Tarquínio

Deixe seu comentário: