QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“A caridade dos Céus é fonte que não se esgota.” Auta de Souza

Artigos

Pessimismo Mental

Enviado em 13 de setembro de 2013 | No programa: Desafios e Soluções | Escrito por Mário Mas | Publicado por Rádio Boa Nova

Segundo o dicionário Aulete, pessimismo é a “tendência a encarar as situações e os acontecimentos somente pelo aspecto Menino ajoelhado no campo com a cabeça para baixonegativo; tendência para julgar tudo mau; derrotismo; ceticismo. Com esta definição me ocorrem duas ponderações:

  1. como é viver uma boa parte do tempo nesse estado desalentador? Qual a perspectiva de vida dessa pessoa considerando que o pior sempre vai acontecer?
  2. o que acontece na vida de uma pessoa para ela ficar nesse estado? Ela pode alegar que o mundo e as pessoas fizeram isso com ela. Será que foram as pessoas e o mundo que a deixaram pessimista, ou foram seus interesses egocêntricos e egoísticos em atender somente seus caprichos em detrimento de terceiros que provocou essa pane na personalidade? Dizer que o mundo e os outros nos fizeram isso ou aquilo, é se colocar na posição de vítima/criança e projetar/transferir ao exterior os motivos de nosso sofrimento.

Nosso temperamento, caráter, traços personalidade são frutos de nossas experiências milenares. Nossas características pessoais:

  • introversão X extroversão
  • otimismo X pessimismo
  • tormento X lucidez
  • determinação X indeterminação
  • inteligência X desinteligência
  • pessimismo X otimismo

Resultam de nossas experiências multiexistenciais no despertamento de nossa perfectibilidade, não surgem de improviso.

Os desconcertos internos podem ser devastadores, como consta no livro Painéis da Obsessão em que um homem contrai uma tuberculose pulmonar por conta de seu pessimismo, conforme narra o médico desencarnado Dr. Lustoza:

“Acossado por problemas domésticos, fez um quadro de pessimismo mental e com a desarmonia que se lhe instalou, corrosiva, passou a desferir vibrações deletérias que completaram o desajuste e destruição das frágeis reservas físicas, permitindo-lhe a instalação e virulência devastadora da tuberculose pulmonar.”

O pessimismo está obstando suas realizações? Que tal acionar suas capacidades, competências, habilidades positivas para otimizar sua reencarnação?

Deixe seu comentário: