QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Deve nutrir-se o coração infantil com a crença, com a bondade, com a esperança e com a fé em Deus.” Emmanuel

Artigos

Provação: O Espiritismo na prática

Enviado em 2 de agosto de 2017 | No programa: Juventude Maior | Escrito por Julio Sena | Publicado por Rádio Boa Nova

Provação

Você já leu alguns livros espíritas.

Livros de estudos, romances, artigos.

Mas chega o momento em que a vida nos chama para ação. E é essa a hora de colocar o Espiritismo em prática!

Então nesta etapa da Jornada do Espírita nós vamos falar sobre como fazer isso no seu dia a dia, levando as práticas espíritas para a sua vida.

Parece difícil? Então continue lendo este artigo que eu vou compartilhar com você dicas pra superar esse desafio!

Provação: o momento da crise

“O simples segredo da Provação é este: os heróis precisam morrer para que possam renascer.” (Christopher Vogler)

A Jornada do Herói – que estamos tomando como base de nossa jornada como espírita – tem um momento de crise. E esse momento é justamente chamado de Provação.

Nós, espíritas, estamos acostumados a ouvir o termo “provas e expiações”. Essa é a categoria do planeta Terra na escala evolutiva dos mundos. Pelo menos por enquanto!

Então fica mais fácil entender que nessa vida ainda teremos muitas provas para superar. E se engana quem pensa que espíritos superiores não passam por provas. Quando entendemos que elas são obstáculos – ou desafios – na nossa evolução, fica fácil perceber que todo espírito terá algo a evoluir, até que esteja puro.

Mas o que é essa tal de provação?

Provação pode ser entendida como todo aprendizado adquirido através de “testes”. Não necessariamente vem carregado de sofrimento. São essas provas que nos impulsionam para frente, que nos tiram do estado de inércia e nos fazem evoluir.

Trazendo para nossa Jornada do Espírita, a provação é o momento em que já adquirimos certo conhecimento do Espiritismo, e agora chega a hora de colocar isso em prática.

Cada situação da nossa vida pode ser entendida como um teste. E é por isso que a todo momento podemos dar mais um passo em direção à evolução.

Pode ser que você esteja se perguntando: Será que eu estou evoluindo o tempo todo ou estou estagnado?

Se você está lendo este artigo neste momento, eu posso afirmar: você está em constante evolução!

Isso fica ainda mais claro quando nos atentamos ao comentário que Kardec faz à pergunta 783 de O Livro dos Espíritos:

“Sendo o progresso uma condição da natureza humana, ninguém tem o poder se opor a ele. É uma força viva que as más leis podem retardar, mas não asfixiar.” (Allan Kardec)

Mesmo nas suas atividades mais rotineiras, você estará em evolução. Isso porque toda experiência traz pequenas avanços na sua vida como espírito.

Sendo assim, uma experiência boa te traz boas sensações. Da mesma forma, uma experiência ruim te mostra o que não fazer da próxima vez.

Isso é evolução!

Como colocar o Espiritismo em prática

“Ok, já entendi o que são provações e que estou em constante evolução. Mas como colocar isso em prática?”

Vamos lá, chegou a hora de compartilhar com você algumas dicas que vão facilitar sua vida na hora de colocar o Espiritismo em prática.

Minha sugestão é que você escolha uma delas e pratique todos os dias. Depois de algumas semanas essa ação se tornará um hábito. E sabe o que isso significa? Que naquela questão você terá evoluído!

Então vamos às dicas:

  • LEIA MENOS, PRATIQUE MAIS: É natural que tenhamos uma vontade imensa de adquirir todos os conhecimentos de uma só vez. Se pudéssemos fazer isso enquanto dormimos então, seria perfeito! (E isso é possível mesmo, mas fica para outro artigo).
    A dica aqui é diminuir o ritmo de leitura e, ao fazer isso, refletir sobre como inserir aquele conhecimento no seu dia. Terminar um livro sem ter colocado alguma coisa em prática faz com que aquelas palavras se percam e comecem a sumir da sua mente.
    Então, pegue o livro que está lendo no momento e pense: “Como posso colocar essa lição/aprendizado/ensinamento ainda hoje na minha vida?”
  • REFLITA SOBRE SUAS AÇÕES: Se alguém te para na rua e pede uma informação, você tem algumas opções de ação: (1) Cumprimentar a pessoa e responder prontamente com a informação, (2) Dizer apressadamente que não sabe, sem ao menos olhar para o rosto da pessoa ou (3) Ignorar completamente a pergunta e continuar andando. Qual dessas você escolheria?
    Esse é um exemplo de reflexão sobre ações que tomamos na vida. Colocar o Espiritismo em prática nessa situação é avaliar o quanto sua ação afeta a você e à outra pessoa.
    Reflita sobre como você tem agido e se essas ações te parecem positivas e benéficas. Se encontrar uma resposta negativa, basta prestar atenção nas outras opções de ações. Tenho certeza de que você encontrará uma resposta melhor do que as que tinha anteriormente.
  • CUIDADO COM AS PALAVRAS: Assim como nossas ações refletem o quanto estamos colocando os ensinamentos do Espiritismo em prática, nossas palavras também merecem cuidado.
    E quando me refiro a cuidado, não digo censura. O que acontece aqui é que muitas vezes simplesmente falamos, sem pensar antes.
    As palavras podem ser uma forma de consolar, apoiar, estimular ou podem ser flechas de desânimo, raiva, pessimismo. Como estão suas palavras hoje?
  • ATENÇÃO AOS PENSAMENTOS: E claro, nossas palavras e atitudes partem da nossa mente. Então quando você para nesse instante e presta atenção aos seus pensamentos, está em contato com suas próximas palavras e ações.
    Quando conseguimos ter controle sobre nosso corpo, sobre nossas palavras e, por fim, sobre nossos pensamentos, somos mais donos de nós mesmos!
    Então a dica aqui é parar em alguns momentos do seu dia e se fazer a pergunta: “Como estão meus pensamentos? O que estou sentindo com eles?”
    Essa reflexão vai te ajudar a mudar alguma palavra ou ação, antes que ela machuque alguém. Inclusive, você mesmo!

Prova superada, que venham os próximos desafios!

“Toda ascensão exige esforço, adaptação e sacrifício. Toda queda resulta em prejuízo, desencanto e recomeço” (Joanna de Ângelis, “Vigilância”)

Você tem superado provas todos os dias. É isso que te faz caminhar na sua jornada evolutiva. E é importante reforçar que novos desafios virão!

Praticando todos os dias o que você tem aprendido com o Espiritismo com certeza fará com que essa aventura seja melhor aproveitada.

Então, é hora de arregaçar as mangas e partir para a ação!

Ainda parece díficil agora?

Adoraria receber seu comentário sobre este artigo! Deixe sua mensagem e me diga se ele foi útil para sua vida no Espiritismo.

Muito obrigado por estar comigo neste jornada. Te vejo no próximo artigo!

 

Clique aqui para ler o artigo A Jornada do Espírita

Clique aqui para ler o artigo #1 – O Mundo Comum: A vida antes do Espiritismo

Clique aqui para ler o artigo #2 – Chamado à Aventura: Conhecer o Espiristismo

Clique aqui para ler o artigo #3 – Recusa ao Chamado: Os mistérios do Espiritismo

Clique aqui para ler o artigo #4 – Encontro com o Mentor: O seu guia no Espiritismo

Clique aqui para ler o artigo #5 – Travessia do Primeiro Limiar: Os primeiros passos no Espiritismo

Clique aqui para ler o artigo #6 – Provas Aliados e Inimigos: O desafio de ser espírita

Clique aqui para ler o artigo #7 – Aproximação da Caverna Secreta: Se aprofundando no Espiritismo

Deixe seu comentário: