QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“O mundo é a oficina. O corpo é a ferramenta. O dever a executar é a missão a cumprir.” Emmanuel

Artigos

Provas, aliados e inimigos: O desafio de ser espírita

Enviado em 7 de julho de 2017 | No programa: Juventude Maior | Escrito por Julio Sena | Publicado por Rádio Boa Nova

Você conhece alguém com quem pode contar a qualquer momento?

E também já teve o (des)prazer de encontrar com alguém que tenta a qualquer custo te prejudicar?

É sobre isso que falaremos hoje!

 

Os aliados da nossa jornada como espírita. E também sobre os inimigos que surgem na nossa estrada. Todos eles estão presentes em meio as nossas provas como espírita.

Você sabe, estamos em um planeta de provas e expiações. E sabe o que isso significa? Que existe o mal, ainda predominante entre nós. Mas que também já existe o bem! É por isso que existem pessoas com quem podemos contar.

Unidos venceremos!

Aliado é toda pessoa que surge na sua vida para agregar. Ele não chega a ser um mentor (se ainda não leu o artigo sobre Mentores, clique aqui para ler), mas também te auxilia em momentos necessários.

Quando um aliado chega na sua vida, a esperança de que é possível vencer aumenta. Essa pessoa traz novos conhecimentos, conselhos ou mesmo um ombro amigo para você descansar por algum tempo.

É muito importante saber valorizar essa pessoa, reconhecendo seu auxílio e retribuindo sua generosidade.

 

Os tipos de aliados da sua jornada

Existem 3 tipos básicos de aliados:

  1. Amigos: É aquela pessoa que entra na sua jornada no Espiritismo e constrói uma sólida amizade. Seu interesse maior é te ver feliz. Suas ações tem sempre a intenção positiva de te auxiliar. Geralmente são as pessoas que duram para a vida toda!
  2. Parceiros: Essa é a pessoa que vai te acompanhar durante a jornada. Será sua dupla na hora de enfrentar as provas e desafios. Em muitos filmes e livros também são os chamados “comparsas”. São aliados que podem inclusive ser um alívio para sua caminhada, oferecendo uma visão diferente sobre o mesmo problema que você enfrenta.
  3. Equipes: Em algumas histórias vemos a formação de equipes para seguir a aventura. Com a sua vida isso também pode acontecer. Ao longo da sua jornada você pode acabar formando uma equipe de pessoas para te auxiliar. São pessoas com qualidades ímpares, que chegam para agregar ainda mais no seu caminho.

Agora que já conhecemos os aliados da jornada do espírita, vamos falar sobre os inimigos…

 

Os possíveis tipos de inimigos da sua jornada

Se você já encontrou alguém no seu caminho que tentou te impedir de realizar algo, sabe bem como é desgastante lidar com esse tipo de pessoa.

Os inimigos da nossa jornada podem “vestir” várias máscaras. E eles estão por toda parte, esperando o mínimo descuido para nos prejudicar.

Então vamos conhecê-los e depois aprender como lidar com essas pessoas. Mais uma vez trago 3 tipos de possíveis inimigos para sua jornada:

  1. O Rival: Esse é seu concorrente direto. Se você diz que leu uma vez o Evangelho, ele(a) diz que leu 3, para parecer melhor. É aquela pessoa que busca uma situação em que possa se colocar acima de você. Nem sempre quer te afastar do Espiritismo, apenas “derrotar” você em uma briga de ego vazia de sentido.
  2. O Zombeteiro: Assim como os espíritos zombeteiros, só querem mesmo te importunar. São sádicos e gostam de tirar você do sério. Esse tipo de pessoa pode prejudicar seu desempenho seja no estudo ou no trabalho que realiza no Espiritismo.
  3. O Maldoso: O tipo mais perigoso. Essa pessoa realmente está disposta a te afastar da Doutrina. São algozes da sua evolução e farão de tudo para te dizer que tudo isso é uma besteira e você está perdendo seu tempo. Geralmente estão “de fora” e chegam até a acusar você de loucura! Cuidado com esse tipo de pessoa no seu caminho.

E agora, o que eu faço com esse inimigo?

Lidar com pessoas difíceis, aqui nomeados “inimigos”, é uma tarefa árdua, mas necessária na sua jornada. E para te ajudar a passar por esse desafio, compartilho 4 dicas para lidar com os inimigos:

  • Exercite sua paciência: Essa é uma ótima oportunidade para colocar sua paciência em teste. Respire fundo toda vez que essa pessoa tentar te prejudicar. Tenha paciência em ouvir o que ela tem a dizer e saiba que…
  • Não reagir é importante: Aquele momento em que a raiva sobe, o sangue “esquenta” e a gente já tem um monte de respostas para a pessoa é inevitável. O que podemos fazer é controlar primeiro o nosso corpo. Evitando a exaltação dos ânimos físicos, fica mais fácil de controlar os ânimos mentais e até espirituais. A reatividade, na maior parte das vezes, prejudica mais a você do que a pessoa. Sempre que possível…
  • Vibre positivamente por essa pessoa: Parece muito difícil? Mas não é. Pense comigo: Essa pessoa é um ser da criação divina. Ela pode não ser a melhor pessoa do mundo, mas também não é a pior. Em algum momento ela perceberá o mal que está fazendo. Enquanto isso, você direciona para ela vibrações positivas, para que esse momento chegue o quanto antes. E se for muito difícil, você pode simplesmente controlar a raiva e não emitir pensamentos destruidores em direção a ela. Mais importante mesmo é que você…
  • Valorize suas qualidades: Quais são suas qualidades? O que você já conquistou? O que te diferencia das outras pessoas? Lembre de quem você é. Saiba que você é uma pessoa única no universo, que tem qualidades e faz a diferença neste mundo. Você é especial!

 

O conhecimento te impulsiona a vencer!

Conhecer os aliados e os inimigos é crucial para enfrentar os primeiros testes da jornada. Você já é um herói, uma heróina, por estar aqui e ter superado pelo menos metade da jornada.

Ter resignação, foco e um propósito alinhado são peças fundamentais para que você se supere a cada dia nessa aventura.

Eu desejo a você: muitos aliados, poucos inimigos (é sempre bom ter alguém pra nos testar!) e provas que serão certamente superadas.

No próximo artigo falaremos sobre a Aproximação da Caverna Secreta. Esse é o momento em que você entra em uma zona misteriosa e enfrentará desafios muito maiores.

Mas não se preocupe, você nunca estará sozinho!

Adoraria receber seu comentário sobre este artigo! Deixe sua mensagem logo abaixo e eu responderei prontamente.

 

Até a próxima semana!

 

Clique aqui para ler o artigo A Jornada do Espírita

Clique aqui para ler o artigo #1 – O Mundo Comum: A vida antes do Espiritismo

Clique aqui para ler o artigo #2 – Chamado à Aventura: Conhecer o Espiristismo

Clique aqui para ler o artigo #3 – Recusa ao Chamado: Os mistérios do Espiritismo

Clique aqui para ler o artigo #4 – Encontro com o Mentor: O seu guia no Espiritismo

Clique aqui para ler o artigo #5 – Travessia do Primeiro Limiar

 

Deixe seu comentário: