QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Um dos aspectos notáveis da evolução espiritual humana é que todos os doentes da alma se tornam médicos por sua vez.” Bezerra de Menezes

Artigos

Quem é o meu Próximo?

Enviado em 20 de novembro de 2014 | No programa: Nossos Irmãos Animais | Escrito por | Publicado por Rádio Boa Nova

Homem abraçando cão

Lucas 10 – 25. Levantando-se um doutor da lei, experimentou-o, dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26. Respondeu-lhe Jesus: Que é o que está escrito na Lei? como lês tu? 27. Respondeu ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua força e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. 28. Replicou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás. 29. Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? 30. Prosseguindo Jesus, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores que, depois de o despirem e espancarem, se retiraram, deixando-o meio morto. 31. Por uma coincidência descia por aquele caminho um sacerdote; quando o viu, passou de largo. 32. Do mesmo modo também um levita, chegando ao lugar e vendo-o, passou de largo. 33. Um samaritano, porém, que ia de viagem, aproximou-se do homem e, vendo-o, teve compaixão dele. 34. Chegando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma hospedaria e tratou-o. 35. No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse: Trata-o e quanto gastares de mais, na volta eu te pagarei. 36. Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 37. Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe Jesus: Vai-te, e faze tu o mesmo.

Um idoso é colocado no asilo, triste e solitário, passa seus últimos dias. Sente saudade de sua família, sente medo e desespero.

Seu filho não vem visita-lo, muitos menos sua filha, seus netos ou outros parentes. Sua família o abandonou.

Um voluntário que trabalho com Pet terapia leva um cão para visitar o asilo. O cão lambe o rosto do idoso, este sente alegria em seu coração, felicidade do carinho recebido. Qual destes parece ter sido o próximo daquele idoso? Aquele que usou de misericórdia para com ele; o cão!

Um mendigo dorme na rua, perto dele passa uma senhora, e se afasta devido ao medo, um executivo desvia o caminho com asco, dois jovens passam e escarnecem do estado do pobre coitado. Pretendem chutar o mendigo por pura maldade. Nessa hora seu amigo canino, late para afasta seus agressores, leva o chute que seria direcionado a seu tutor, mas protege seu amigo.

Qual destes parece ter sido o próximo daquele mendigo? Aquele que usou de misericórdia para com ele; o cão!

Um casal briga o marido sai de casa, arrumou uma amante e largou a mulher e um filho de poucos meses para viver uma paixão com outra mulher. A esposa chora e triste liga para uma amiga, esta estimula a raiva, a vingança e favorece a discórdia e a briga, incentivando planos de vingança e ódio.

A moça procura a mãe, esta imputa-lhe a culpa, dizendo que ela deve ser a responsável pelo abandono do marido por não lhe dar carinho. O pai não entende a situação e culpa a filha pela saída de seu cônjuge de casa.

Esta desesperada senta no sofá, sua gata vendo a tristeza e as lagrimas da tutora, senta em seu colo e começa a se esfregar e lhe dar carinho sem cobranças ou julgamentos. A pobre moça abraça a gata e chora e sente seu coração mais leve.

Qual destes parece ter sido o próximo daquela esposa abandonada? Aquele que usou de misericórdia para com ela; a gata!

Quantos casos mais temos que citar para que se crie um entendimento do conceito de “PRÓXIMO” como Jesus procurou nos ensinar.

O “PRÓXIMO” é todo aquele que foi criado por Deus, e essa mesma origem de criação é que nos “APROXIMA”.

Amar a Deus é amar suas criações, seus filhos, independente da raça, cor, sexo, espécie ou reino a que pertencem.

 

Foto ilustrativa: caonosso.files.wordpress.com

Deixe seu comentário: