QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“Se você está feliz, ore sempre, rogando ao Senhor para que o equilíbrio esteja em seus passos” André Luiz

Artigos

A representatividade do Dia da Mulher

Enviado em 10 de março de 2016 | No programa: Entre Amigos | Escrito por Equipe Entre Amigos | Publicado por Juliana Chagas

Três meninas de costas de abraçando

Na última terça-feira foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Na televisão, no rádio, nas redes sociais, em todos lugares se via a comemoração, enaltecendo a figura feminina e sua doçura e delicadeza. Mas essa data tem um significado ainda maior, com um sentido ainda de maior importância.

O dia 08 de março foi acordado no ano de 1960 como símbolo de uma série de reivindicações e conquistas de direitos da mulher, principalmente no âmbito trabalhista. Na ocasião, a jornada de trabalho e remuneração entre homens e mulheres tinha uma discrepância absurda.

Infelizmente a luta é atual, pois mesmo as leis trabalhistas serem iguais, independente de gênero, o mercado de trabalho continua a praticar esse preconceito e mulheres com os mesmos cargos e funções recebem menos do que seus colegas homens. As pesquisas ainda dão esses dados, como o IBGE de 2015. Ou seja, continuamos a falar sobre os direitos igualitários e o fim do preconceito.

Muito se fala de empoderamento feminino, por exemplo. Esse termo é amplamente difundido e discutido principalmente no ambiente virtual. Mulheres de todas as idades se unem para falar sobre o que, em primeiro lugar, é o reconhecimento da mulher de existir na sociedade e participar dela de forma igualitária. É conscientizar e socializar os poderes entre homens e mulheres em todas as atividades sociais e econômicas. É combater ativamente o preconceito, o assédio, a violência praticada contra a mulher.

Que o dia 08 de março seja mais que uma data de entrega de elogios, flores e chocolates. Que seja uma data marcada de respeito e igualdade. E que o ano inteiro tenhamos vários “8 de março”.

 

Foto ilustrativa – freeimages.com

Deixe seu comentário: