QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

“A caridade dos Céus é fonte que não se esgota.” Auta de Souza

Artigos

Travessia do Primeiro Limiar: Os primeiros passos no Espiritismo

Enviado em 23 de junho de 2017 | No programa: Juventude Maior | Escrito por Julio Sena | Publicado por Rádio Boa Nova

primeiros passos no espiritismo

 

Você já sentiu isso?

Aquela onda de pensamentos te questionando sobre suas próprias capacidades?

E quando você olha para si, percebe que muitas vezes está paralisado. Então uma chuva de perguntas começam a surgir na sua cabeça:

“Será que eu consigo? Será que eu vou me dar bem nisso? Será que vão me aceitar?”

A insegurança te faz dar ouvidos a esses questionamentos. Então você começa a acreditar que não é capaz de realizar algo.

Mas agora você já está no jogo. A aventura começou e você está prestes a atravessar o limiar que separa seu mundo antigo de um novo e misterioso mundo. Na Jornada do Herói, esse mundo é chamado de Mundo Especial!

Se você já sentiu isso e agora começa a dar seus primeiros passos no Espiritismo, este artigo irá mostrar exatamente o que você pode fazer para se sentir mais seguro, confortável e preparado para lidar com esse Mundo Especial.

O Espiritismo como o Mundo Especial

“Finalmente, o herói se compromete com sua aventura e entra plenamente no Mundo Especial da história pela primeira vez — ao efetuar a Travessia do Primeiro Limiar.” (Christopher Vogler)

O pensador espírita Léon Denis afirmou que o Espiritismo veio para ser o futuro das religiões, e não a religião do futuro. Isso porque as ideias espíritas serão amplamente difundidas para todas as pessoas, crenças e religiões.

Ter conhecimento sobre a reencarnação, mediunidade e leis divinas nos faz sentir que a vida tem um sentido maior. E sempre que você se sentir confuso com algum assunto, saberá que com pesquisa e estudo encontrará as respostas que precisa.

Então agora que você está diante dos pensamentos espíritas, abra-se para receber novas informações. Mas lembre-se de que o Espiritismo, antes de mais nada, é uma ciência de observação e filosofia de vida. Ou seja, não aceite tudo que chegar até você logo de cara!

Continue lendo este artigo para saber mais sobre como lidar com as primeiras situações envolvendo o estudo e conhecimento do Espiritismo.

4 maneiras de dar os primeiros passos no Espiritismo

O primeiro passo geralmente é o mais difícil. Se você chegou até aqui é porque se sente mais confiante de que pode seguir adiante.

Então vou compartilhar com você 4 dicas para dar o segundo, terceiro e todos os próximos passos no Espiritismo. A dica #3 é importantíssima!

  1. PRIMEIRO DIA DE AULA NO CENTRO: Chegar ao centro para começar um curso de doutrina pode parecer assustador. Mas você perceberá que é um estudo como outros que já vivenciou, seja na escola ou faculdade. A diferença está no tema a ser estudado.
    Ler brevemente sobre o tema da aula seguinte vai te ajudar a elaborar as perguntas que tem sobre aquele assunto. Quando você elabora perguntas, desenvolve ainda mais a capacidade de buscar informações mais completas, confiáveis e seguras.
    Cada pessoa tem uma maneira de aprender. Seja através da escuta, das imagens ou mesmo da prática. Descubra qual dessas formas mais funciona para você e use-a no curso.
  2. LENDO AS OBRAS DE ALLAN KARDEC: A codificação da Doutrina Espírita tem muitas informações para serem conhecidas. Mas nós sabemos que é impossível absorver tudo de uma só vez! Então ter foco em questões pontuais vai te ajudar a aprender de maneira mais profunda e duradoura.
    Ler apenas não basta. É preciso extrair daquelas palavras o máximo de entendimento que você puder. E se ainda assim algo não fizer sentido, a internet é um campo imenso de conteúdos que podem te ajudar a entender. Isso tem tudo a ver com a próxima dica…
  3. ESTUDAR O ESPIRITISMO PELA INTERNET: O conhecimento está a poucos cliques de distância! E ele pode ser adquirido através de vídeos, textos, podcasts e sites, bastando você pesquisar o tema que deseja se aprofundar.
    Aqui retomamos o caráter questionador do Espiritismo. Então faça perguntas, pesquise o que estudiosos falaram sobre o tema e cruze as informações com referências que te passam credibilidade.
    Ouvi dizer que um senhor francês chamado Allan Kardec fez algo muito semelhante a isso para escrever a Revista Espírita! (Recomendo muito que você conheça a Revista Espírita, lá existem informações incríveis sobre a Doutrina Espírita).
  4. LIVRO PARA LER E LIVRO PARA ESTUDAR: No Espiritismo foram escritas muitas obras do gênero romance. E também há muitas controvérsias sobre elas! Sim, isso se dá pois algumas dessas obras trazem informações que não são totalmente confiáveis sobre o mundo espiritual.
    Mas o mais importante disso tudo é saber diferenciar as obras para leitura das obras para estudo. E nós só conseguiremos fazer isso se… lermos!
    Então se você tem mais facilidade com romances e tem vontade de ler esse tipo de conteúdo, saiba que está tudo bem! Leia, filtre o que achar importante e questione o que achar que não faz sentido pra você.
    Aproveite também para ler um pouco por dia das obras de Kardec. Isso te ajudará a compreender ainda mais as ideias espíritas e o “funcionamento” do plano espiritual, a partir dos próprios espíritos! Então você perceberá como esses dois gêneros se complementam e enriquecem seu conhecimento.

Continue a jornada!

Imagine que você tem um mapa em suas mãos. E agora você tem mais informações para chegar ao seu destino. Sim, a jornada ainda será longa e terá mais etapas. Mas você já está se tornando uma pessoa melhor do que quando começou.

Espero que essas dicas tenham te ajudado! Adoraria receber seu comentário dizendo qual delas é mais importante para sua vida neste momento. Deixe sua mensagem no final deste artigo. Uma jornada compartilhada é uma jornada ainda mais completa!

No próximo artigo, nós vamos conhecer os aliados, inimigos e principais desafios que podem surgir em nosso caminho.

Até a próxima semana!

 

Clique aqui para ler o artigo A Jornada do Espírita

Clique aqui para ler o artigo #1 – O Mundo Comum: A vida antes do Espiritismo

Clique aqui para ler o artigo #2 – Chamado à Aventura: Conhecer o Espiristismo

Clique aqui para ler o artigo #3 – Recusa ao Chamado: Os mistérios do Espiritismo

Clique aqui para ler o artigo #4 – Encontro com o Mentor: O seu guia no Espiritismo

 

Deixe seu comentário: