10 atividades dos Centros Espíritas

O espiritismo representa a renovação em nossas vidas, por meio dele é possível compreender de onde viemos, para onde vamos. E ainda, esclarecer diversas questões atuais que não faria sentido para uma única encarnação.

Sabemos também que a doutrina espírita serve de consolo, e os Centros Espíritas que são locais tanto de acolhimento como de consolo, oferece diversas atividades. Confira:

10 atividades dos Centros Espíritas

  • Recepção

Ao chegar no Centro Espírita é possível obter informações a respeito do horário de funcionamento do local, trabalhos desenvolvidos, etc. E ainda, é importante que a pessoa que se encontra na recepção tenha conhecimento das atividades que são realizadas na casa, além de ser atenciosa.

  • Palestras

Por meio das palestras (principal trabalho dos centros espíritas), os expositores conseguem levar o conhecimento espiritual. Porém, este trabalho deve ser feito por pessoas preparadas doutrinariamente e experientes em relação à vida cotidiana. Já a questão do tempo é muito importante porque palestras curtas, podem ser consideradas superficiais, e as longas, exaustivas. Por isso, o tempo ideal varia de 30 a 40 minutos.

  • Atendimento particular

Alguns centros espíritas chamam de consulta ou entrevista. 

Este trabalho tem como objetivo orientar e ajudar espiritualmente pessoas que possuem problemas mais graves. E quando necessário submetê-la a tratamento espiritual.

  • Reunião mediúnica

Nesta atividade participam somente médiuns da casa e algum trabalhador auxiliar, já que neste momento serão tratados assuntos que dizem respeito à vida daqueles que buscaram ajuda.

  • Tratamento espiritual

Quando é diagnosticada uma influência espiritual, ou seja, obsessão, a pessoa deve passar por um tratamento espiritual, que consiste na aplicação de passes semanais, a ingestão de água fluidificada e acompanhamento de palestras no centro.

O tratamento é complementado nas reuniões mediúnicas, onde os responsáveis irão evocar o espírito e orientá-lo a seguir outro caminho.

  • Passes

Os passes dizem respeito a transmissão de fluídos de um ser para o outro.

  • Livro de preces

No livro é possível deixar nomes, idade e endereços de pessoas que gostariam de estar no centro, porém por vários motivos não podem.

  • Estudo doutrinário

É indispensável nos centros espíritos o estudo semanal das Obras Básicas da Codificação. As outras obras que existem no movimento espírita,por exemplo, livros de Chico Xavier também podem ser estudados, desde que não seja o estudo principal.

O trabalhador precisa estudar e revisar as obras de Allan Kardec para desempenhar um excelente trabalho na casa espírita.

  • Assistência material

A caridade material deve ser parte do centro espírita, ou seja, passe a praticar tudo o que se aprende no centro, por exemplo, participe de algum trabalho voluntário seja em asilos, hospitais, etc.

  • Divulgação doutrinária

O espiritismo tem que ser divulgado.

 

Fonte: Portal do Espírito | Grupo Espírita Apóstolo Paulo

 

 

 

Por Juliana Chagas 

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

leave a reply

WhatsApp chat