3 dicas de como lidar com a ansiedade

Você já ficou esperando uma curtida na foto que postou na rede social? Isso pode parecer simples, mas pode gerar insegurança, mal estar e também ansiedade. Ou então, na hora de dormir, em vez de ter tranquilidade, você sentiu o seu coração disparar? E se sentiu confuso e pensou: será que a falta de ar é porque eu estou com Covid?

E ainda, acha que vai morrer? Esses sintomas são reais, porém, na hora de ir ao médico, eles não estão mais lá. Este problema é a ansiedade que só cresce no Brasil e no Mundo.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que mais de 264 milhões de pessoas sofrem de depressão, e um a cada 13 indivíduo manifesta sintomas de ansiedade. Ainda de acordo com a OMS, desde 2017, o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo. Eram quase 19 milhões de brasileiros, números que aumentaram devido a pandemia que estamos vivendo.

Para completar, a ansiedade corrói todos os aspectos de nossas vidas, o ansioso tem a vontade de antecipar tudo, além de demonstrar, um mal estar físico e psíquico diante de qualquer situação. E ainda, a ansiedade gera nervosismo, insegurança, frustração.

Ansiedade e espiritismo

De acordo com Joanna de Ângelis, este “distúrbio está enraizado no Ser que desconsiderou as Soberanas Leis e se reencarna com predisposição fisiológica, imprimindo nos genes a necessidade de reparação dos delitos transatos”, ou seja, está em nosso planejamento reencarnatório as necessidades para a eclosão da doença, que são desencadeados por fatores sociais e psíquicos que acabam gerando conflitos, inseguranças.

Já André Luiz, na obra Pão Nosso, psicografia de Chico Xavier, diz:

As ansiedades armam muitos crimes e jamais edificam algo de útil na Terra. Se o homem nascesse para andar ansioso, seria dizer que veio ao mundo, não na categoria de trabalhador em tarefa santificante, mas por desesperado sem remissão. Muitas ocasiões incitam-nos à ansiedade, porém pensemos com Pedro: “Lança as inquietudes sobre as tuas esperanças em Nosso Pai Celestial, porque o Divino Amor cogita do bem-estar de todos

Como lidar com a ansiedade?

O tratamento é uma das maneiras. Uma matéria publicada pela Folha de São Paulo, mostrou que em 2021, a Escola de Educação Permanente do HC registrou um aumento de 171% na procura pelo curso de terapias cognitivo-comportamentais para transtornos de ansiedade. O indivíduo pode também:

  • praticar uma atividade física;
  • reduzir o estresse;
  • controlar a respiração;
  • evitar pensamentos negativos;
  • ter confiança em si mesmo
E uma última dica é o C.A.S.O, da Fundação Espírita André Luiz, ferramenta online gratuita que permite um atendimento solidário e fraterno a distância. Conheça: C.A.S.O

Quer saber mais maneiras de como lidar com a ansiedade? Confira o programa Jesus e o Logos, com Dr. Aldeniz Leite:

Fontes: Folha de São Paulo Globo.com 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat