31 de janeiro: Dia Mundial da Solidariedade

Fonte: Certisign Explica

31 de janeiro é celebrado o Dia Mundial da Solidariedade, e você já praticou atos solidários hoje?

A solidariedade, algo muito difícil nos dias de hoje, nasce no íntimo de cada pessoa. Aquele que é solidário age com o intuito de ajudar, consolar, é amar ao próximo sem esperar nada em troca.

E ainda, de acordo com alguns estudos, ao praticar uma atitude solidária, o cérebro libera uma substância chamada “endorfina”, que provoca uma sensação de felicidade.

Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, nos apresenta a seguinte passagem a respeito das boas ações:

“As boas ações são a melhor prece, por isso que os atos valem mais que palavras”.

Já a solidariedade nasce no íntimo de cada pessoa. Aquele que é solidário age com o intuito de confortar, consolar e oferecer ajuda.

“O homem é solidário do homem. É em vão que procura o complemento do seu ser, quer dizer, a felicidade em si mesmo ou naquilo que o cerca isoladamente: ele não pode encontrá-lo senão no homem ou na Humanidade. Não fazeis, pois, nada para ser pessoalmente felizes, enquanto a infelicidade de um membro da Humanidade, de uma parte de vós mesmos, possa vos afligir”. (Revista Espírita de 1867)

Como praticar a solidariedade?

  • Doação

Você pode doar roupas, calçados, que não te servem mais, além de brinquedos, alimentos e também é possível doar sangue e médula óssea.

  • Doe alguns minutos

Vá em um algum asilo ou escola e leia para crianças e idosos. E ainda, ouça o que a pessoa está dizendo, já que tanto crianças como idosos tem muito a te oferecer.

  • Trabalho Voluntário

Com o trabalho voluntário é possível conhecer diversas histórias, além de oferecer amor ao próximo, por exemplo, entregue roupas | brinquedos em alguma associação carente.

E ainda, lembre-se que a solidariedade começa em casa.  Como? Quando os nossos pais, professores, nos ensinam a emprestar um brinquedo, ajudar a um colega, auxiliar o próximo.

Com atos solidários podemos superar os obstáculos mais difíceis.  

 

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?

leave a reply

WhatsApp chat