A filosofia e os grupos de estudo

Filosofando

A filosofia e os grupos de estudo. Os grupos de estudos trabalham na difusão e no aprofundamento da filosofia espírita. Mas como são realizados esses trabalhos? De onde surgiu o nome “Estudos Filosóficos Espíritas”? O que a doutrina possibilita através do estudo? Confira essas reflexões aqui no Filosofando.

Parte 1

Parte 2

Leitura complementar

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

A doutrina espírita foi constituída sob o tripé dos conhecimentos morais, científicos e filosóficos. Portanto, as reflexões acerca da filosofia devem ser relevantes para a construção de uma fé racional, assim como as outras veias da base do Espiritismo.

Ante nossa criação simples e ignorante, o processo gradual de evolução é fundamental para que diferentes níveis da evolução coexistam, garantindo assim o repasse de conhecimentos à níveis intelectual e moral.

Porém, como características primordiais dos espíritos imperfeitos, os quais habitam o Planeta Terra em sua maioria, destacam-se  o orgulho, o egoísmo e a vaidade. Para neutralizar tais imperfeições, é necessário criar verdades que reafirmam os interesses dos envolvidos.

Verdade é o conhecimento mutável, ou seja, a própria evolução dos espíritos e das sociedades que formam. É também o conjunto de ideias, reflexões, pesquisas e análises. Pode-se dizer ainda que verdades estabelecem a formação cultural de um povo.

É possível absolutizar ideias e defini-lo como A Verdade, ou seja, apresentar um determinado conceito como o único existente ou aceitável a respeito de um assunto. A própria grafia com o artigo definido “A” no termo “A Verdade”, centraliza a percepção do tema inserido como verdadeiro e absoluto.

No capítulo 24 da obra, O Evangelho Segundo o Espiritismo, encontramos a discussão acerca da verdade, em que está é concedida a humanidade de acordo com o amadurecimento, e ainda completa com o seguinte:

“Os homens, porém, que entram a possuí-las, quase sempre as ocultam do vulgo com o intento de o dominarem”.

Por esses motivos, que a humanidade entra em conflitos e guerras. Pois os interesses no domínio prevalecem ante a caridade e o amor. Mas para a supremacia de poder é necessário a criação das verdades que submetem a massa à revelia dos tiranos.

Jesus nos disse em João 8, “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”.

É preciso seguir o amor e a caridade para compreender a essência das coisas de uma nova forma. Os conhecimentos nos levam até as verdades do mundo. Tenha a sabedoria de ouvir e a razão para analisar tudo que chegar até vossos ouvidos, daí então saberá que verdade é reflexão.

Texto publicado em 31 de janeiro de 2018. 

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

leave a reply

WhatsApp chat