Amai ao próximo, amai os vossos inimigos 

Amai ao próximo, amai os vossos inimigos Como podemos praticar as máximas “Amai ao próximo” e ‘Amai os vossos Inimigos”, enquanto uma parece tão distante da outra? O Espírito de Verdade menciona no capítulo VI do Evangelho Segundo o Espiritismo que o primeiro mandamento que devemos seguir é do amor e o segundo o da instrução, isso que ambos se completam, principalmente nos estudos das obras espíritas. 

Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. (O Evangelho Segundo o Espiritismo –  Capítulo VI) 

Amai ao próximo, amai os vossos inimigos

Amar é uma tarefa difícil, requer pureza, honestidade e humildade, principalmente quando nos remetemos ao amor aos nossos inimigos. Mas eles tão sãos os nossos irmãos na grande fraternidade que são os espíritos encarnados e desencarnados da Terra. Nossos inimigos também são merecedores do nosso amor, pois são eles possuem o amor de Deus. 

Somos levados pelas nossas imperfeições, pelos nossos julgamentos e rancores  quando resistimos em amor aqueles com quem possuímos desavenças. Essa amor vem através do perdão e do desejo que melhora dessa outra pessoa, desse  dito inimigo. 

Devemos amar, respeitar e desejar o melhor para todos os nossos irmãos. Não é assim que fazemos com aqueles familiares e amigos que nos  são queridos e próximos. Se amamos o próximo, é nosso dever amor aquele irmão distante. 

Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam. Porque, se somente amardes os que vos amam, que recompensa tereis disso? Não fazem assim também os publicanos? (Mateus 5: 44, 46) 

O Evangelho e as palavras de Jesus e dos Bons Espíritos são algumas das ferramentas de instrução que devemos levar adiante, pois ela também nos ensina sobre nossas imperfeições e o caminho de melhora. Sejamos irmãos nessa grande fraternidade. Sejamos amor.

 

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza

Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Assistente de Mídias Sociais na TV Mundo Maior.

 

 

Faça uma doação pelo site: feal.colabore.org

leave a reply

WhatsApp chat