As redes sociais e os relacionamentos

relacionamento
Fonte: shutterstock.com

Ao mesmo tempo em que as redes sociais (Facebook, Twitter, instagram) ajudam a diminuir as distâncias e facilitar o contato, elas podem atrapalhar os relacionamentos, porque, quem nunca ficou desconfiado ou teve uma discussão por causa de uma simples curtida que não gostou no Facebook ou Twitter do namorado (a) ou até então comentários mais gananciosos de “ex” paquera ou namorado (a).

E ainda as informações a respeito do companheiro que estão disponíveis nas redes sociais podem gerar ciúme, excesso de vigilância e também inveja de outras pessoas, já que muitos casais demonstram o amor, postando várias fotos, situações estas que não são boas para nenhum relacionamento.

Uma pesquisa intitulada “The impact of twitter use on Relationship Infidelity and Divorce” (O impacto do uso do twitter na infidelidade e no divórcio) realizada pela Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, pelo pesquisador Russell Clayton, mostrou que o twitter é o responsável por criar conflitos na relação a dois, podendo levar da traição ao divórcio.

Clayton descobriu que não são somente os casais “novinhos”, que são mais inseguros no relacionamento que não sabem conciliar a vida digital e amorosa. Os casais mais velhos também passam pelo mesmo problema.

Com as perguntas: “Qual a frequência que você acessa o Twitter”?; “Com que frequência você acompanha o feed de notícias”?, entre outras, o pesquisador descobriu que quanto mais as pessoas dizem ser ativas na rede social, mais brigas no relacionamento elas arrumam.

Já em relação ao Facebook, Clayton descobriu que as brigas por conta das atividades digitais são maiores entre casais que estão em um relacionamento sério recente. Já em relação ao Twitter, os resultados independem do tempo de namoro.

Para evitar qualquer discussão estabeleça alguns combinados desde o início da relação e a partir disso, é possível manter o relacionamento imune as redes sociais. Confira algumas dicas:

Estabeleça acordos

Converse abertamente com o parceiro e combine sobre as redes sociais.

Não ignore os sentimentos

Após conhecer tudo o que incomoda o companheiro e de estabelecer os acordos, é fundamental ficar atento aos pequenos gestos despretensiosos que podem gerar atritos, por exemplo, aceitar algum desconhecido como amigo.

Indiretas, cobranças e críticas não são bem-vindas na relação.

Seja honesto

Não espere o outro adivinhar o motivo do descontentamento. Seja honesto sempre e conte a situação desagradável.

Pense sempre antes de reclamar

Não exagere nas reações

Use as redes sociais com moderação

Não deixe o namorado (a) em segundo plano enquanto atualiza as redes sociais, não é saudável para a relação e o mais importante não se torne um “stakler” (assediador) do parceiro, pois ele pode se sentir invadido.

Fontes: UOL Comportamento | IG

leave a reply

WhatsApp chat