QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EXCLUSIVAS?

-->

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz.” André Luiz

Artigos

Bonheur

Enviado em 28 de junho de 2019 | Escrito por Antonio Carlos Tarquinio | Publicado por Rádio Boa Nova

felicidadeFelicidade em francês se diz bonheur que significa “boa hora”, “bom tempo”.

Imaginemos grande embarcação a realizar longa viagem pelo oceano.

Seria possível ganhar tamanhas lonjuras sem atravessar em algum momento um mau tempo? – Claro que não.

Analogicamente falando, é o que ocorre mutatis mutandis1 em torno as nossas vidas.

Muita gente no mundo gasta horas e horas de vida praticando a filosofia dos recém-nascidos: felizes a bom tempo, mas, a vista de qualquer mudança por menor que seja, passam imediatamente a chorar pelo seio materno.

Não brotou neles ainda a compreensão de que os “maus” tempos são portadores de lições essenciais para o amadurecimento de suas almas com vistas às aquisições imperecíveis do espírito. 

Iludidas, pensam que todo acontecimento destoante de seus projetos ou pretensões, a negar-lhes os caprichos, as teimosias, e veleidades que lhes compõem o caráter são para aumentar seus tormentos e angústias…

Desligadas de si mesmas, não se dão conta de que a maioria de seus sofrimentos é autoprovocado pela ausência de reconhecimento da necessidade de crescimento, maturação, aperfeiçoamento…

Temos de tomar consciência de que há em nosso mundo íntimo muita agonia, ânsia e desconsolo que nos ocupam o coração por opção nossa.

A vida exige que aprendamos a pensar com o Cristo de Deus o ensinamento luminar que reza: “Onde o nosso tesouro, lá também nosso coração”

Diante de semelhante lição, nos será possível coordenar a existência – viagem que não começa no berço, nem termina no túmulo – atentos aos reais valores, evitando todo tipo de opressão, suplício ou desolação que nos queira invadir o coração. 

Tarquínio

 

 1 Mudando o que tem de ser mudado.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3

Deixe seu comentário:

WhatsApp