Carência afetiva

Uma pesquisa do Ibope aponta que 28% da população brasileira considera não ter recebido carinho na vida, enquanto 21% afirma jamais ter demonstrado carinho a qualquer outra pessoa. Esses números revelam porque há tantas pessoas que sofrem de carência afetiva.

“O carinho e o afeto representam a capacidade que o ser humano tem de amar, aprovar e aceitar o outro. Dar carinho é tão importante quanto receber”, informou a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional.

Quem nunca passou pela sensação de carência afetiva? É muito comum ter este sentimento, em qualquer período da vida. Até quando somos bebês. Mas a diferença é que quando somos bebês ou ainda crianças, choramos ou esperneamos até suprirmos esta carência que estamos implorando. Porém ao chegar na adolescência e na fase adulta perdemos este hábito. Aí passa-se a sofrer sozinho. Podendo até desencadear algumas enfermidades.

No livro A Chave da Beleza e da Saúde de Masaharu Taniguchi relata o seguinte sobre a carência afetiva:

“O Sr. Otoya Miyagi criticou a cura, pela religião, de males como tumores cancerígenos, dizendo que isso é usar de modo forçado e indevido a força espiritual. Ele fez tal afirmação porque se dedica apenas a estudos meramente acadêmicos e desconhece a relação entre o espírito e o corpo. A verdadeira causa do surgimento de tumores cancerígenos é a carência afetiva; a prova disso é o fato de que a incidência de câncer de mama e de câncer de útero é consideravelmente maior nas celibatárias, nas mulheres que se resignam à condição de amante. Portanto, deve-se considerar natural que ocorra a cura de tais doenças quando se elimina a carência afetiva por meio da religião (ou fé religiosa)”.

Muitas podem ser as causas desta carência afetiva. Este sentimento pode estar atrelado a um fim de um relacionamento, a saída de um filho de casa, porque se casou, ou simplesmente resolveu sair de casa, ou porquê houve mudança de local de trabalho. Às vezes, esta carência afetiva nem tem uma razão de ser. É quando temos que estar munidos de um amparo espiritual. A manutenção do equilíbrio se faz necessária. E quem nos orienta é a autora da obra Espiritismo: medo ou preconceito?, Helena Carvalho:

“Uma das maiores barreiras para nosso bem-estar reside na incapacidade de mantermos equilíbrio diante de ocorrências inesperadas e perturbadoras.
Está claro que nem sempre poderemos estar com um sorriso nos lábios, presenciando cenas pesadas, dramáticas, ou mesmo tragicômicas. Contudo, não nos custa a tentativa de manter uma certa presença de espírito, um certo domínio frente aos acontecimentos, ligados à figura do Cristo, no resguardo de nossa alma.
O importante é justamente isso. Não nos afastemos de Jesus, numa tal circunstância, pois ele nos resguardará, inspirando-nos a reação correta e o pensamento edificante”.

O ser humano que está passando por este processo de carência afetiva acaba cobrando demais das pessoas que estão mais próximas. Por isso, é muito importante buscar a causa deste desequilíbrio, para que você não nutra pelo seu próximo o sentimento de possessividade, ou seja, o sentimento de posse. Por que ninguém é de ninguém. Sendo assim, você acabará por sufocar aquele que ama.

Em o Evangelho Marcos 12:30-33, nos orienta o seguinte:

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios”.

Por isso, é importante que você se ame. Porque caso você não tenha amor- próprio, nada vai mudar, será impossível seguir este ensinamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Fonte das Imagens: http://pt.freeimages.com

leave a reply

WhatsApp chat