Chico Xavier: 20 anos depois

18 anos da desencarnação de Chico Xavier O médium Francisco Cândido Xavier, conhecido carinhosamente como Chico Xavier, dizia que iria desencarnar no dia em que o povo brasileiro estivesse muito feliz. E assim, aconteceu. Chico Xavier desencarnou no dia 30 de junho de 2002, dia em que a seleção brasileira conquistou o pentacampeonato da Copa do Mundo de futebol. Chico, com 92 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu. 

Infância

Nascido em 2 de abril de 1910, em Pedro Leopoldo, Minas Gerais, Chico Xavier, desde pequeno sentia a presença de seus amigos espirituais auxiliando-o nas tarefas habituais. Apesar de ter receio de ser rotulado de louco por conversas com os espíritos desencarnados, ele não sabia explicar esses fenômenos. 

Em 1927, Chico participou de sua primeira reunião espiritual. E ainda, no mesmo ano iniciou o seu trabalho de psicografias, recebendo muitas poesias e mensagens que foram publicadas em jornais e revistas. 

No ano de 1931, teve seu primeiro encontro com Emmanuel que lhe deu algumas orientações básicas para o trabalho que deveria iniciar. Já no ano de 1959, o médium se mudou para Uberaba onde começou suas atividades mediúnicas na Comunhão Espírita Cristã, iniciando assim, a peregrinação das visitas de alguns lares carentes aos sábados, transformando a cidade em polo de atração de inúmeros visitantes das mais variadas regiões do Brasil, e até mesmo do exterior. 

20 anos depois o legado continua

20 anos depois de sua desencarnação, seu legado continua e diversas homenagens também, por exemplo, o nome na rodovia federal a partir da divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais; tributo na ONU; filmes com o seu nome; homenagem no Congresso Espírita Mundial em Valência (Espanha), etc.

Além dessas homenagens, Chico Xavier, deixou um legado que continua até hoje, são eles:

  • A importância da caridade

A caridade é um exercício espiritual…Quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da alma.

  • Como viver em Paz

“É preciso ser correto em ações, palavras e pensamentos. Viver em paz é uma atitude. Se pudermos dividir um pouco do pouco que temos, vamos diminuir a vocação para o assalto, o latrocínio…Com condescendência, diminuiremos a percentagem da violência, que está lavrando no mundo pela dureza dos nossos corações.”

  • A doação do Amor

O amor não prende, liberta! Ame porque isso faz bem à você, não por esperar algo em troca. Criar expectativas demais pode gerar decepções. Quem ama de verdade, sem apego, sem cobranças, conquista o carinho verdadeiro das pessoas.

  • Importância do Perdão

Perdoa agora, hoje e amanhã, incondicionalmente. Recorda que todas as criaturas trazem consigo as imperfeições e fraquezas que lhe são peculiares, tanto quanto, ainda desajustados, trazemos também as nossas.

  • A morte não é o final

A morte faz parte do processo natural da nossa vida. Devemos lembrar sempre que estamos aqui apenas de passagem.

Portanto, a morte não representa o final e sim um novo começo. Somos apenas matéria, o espírito nunca morre.

  • Ter sempre Fé

Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.

Chico Xavier foi uma das personalidades mais lembradas e admiradas no país foi considerado o maior e mais importante médium do mundo. Psicografou mais de 450 livros com mais de 50 milhões de exemplares vendidos no mundo. Como por exemplo: Nosso Lar, Os Mensageiros, Paulo e Estevão, entre outros. Gratidão Chico!

Quer conhecer algumas das histórias de Chico Xavier? Confira o áudio abaixo:

 

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?

leave a reply

WhatsApp chat
EBOOK

As nuances espirituais da
infância

As nuances espirituais da infância

Acesse de maneira totalmente gratuita o e-book As Nuances Espirituais da Infância, com matérias, entrevistas e videos exclusivos tratando o tema crianças e espiritismo.